Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
14 FEV 2015
Ação reúne agentes de saúde, educadores e alunos na prevenção à dengue

Uma ação coordenada pela prefeitura, por meio das diretorias de Saúde e Educação, está envolvendo agentes, professores e alunos do 5º ano da rede pública municipal em uma campanha de conscientização e prevenção à dengue em Piedade. O grupo percorre bairros estratégicos, de casa em casa, com a finalidade de orientar a população antes e depois do carnaval.

Na quarta-feira (11/02), nos períodos da manhã e tarde, educadores e profissionais da saúde se reuniram no auditório Rubens Caetano da Silva, o “Cariocão”, para apresentação dos detalhes da operação.

A operação foi dividida em etapas. Na quinta (12) e sexta (13), o mutirão se reúne às 8h30 nas escolas dos bairros a serem visitados: Bom Pastor, Paulas e Mendes, Moreiras, CDHU Ayrton Senna e Vila Moraes. A partir daí, o grupo percorre as ruas abordando as pessoas de casa em casa. “É muito importante que a população entenda que é necessária a mobilização de todos para conter a dengue e agora também a Chikungunya”, diz representante do poder público. Após os dias de carnaval, a equipe voltará aos locais indicados para continuidade do trabalho.

Para acompanharem o grupo nas atividades, os estudantes apresentam autorização de pais e responsáveis. Participam alunos das escolas Cônego José Rodrigues de Oliveira, Maria José Marciano de Abreu, Nelcina Ayres Bueno de Abreu, Maria Helena Guazzelli Rosa e Sylvia Camargo Baldy.

Segundo a Vigilância Sanitária de Piedade, o município não apresentou casos de dengue, já que os três registrados até o momento são de pessoas que foram infectadas em outra cidade. Portanto, segundo ele, não há risco de contaminação a ninguém durante a operação. Ainda assim, antes do início da ação, todos aplicarão repelente em seus corpos.

A proposta de envolver os estudantes, conforme explicam os organizadores, é fazer com que eles sejam multiplicadores das informações de prevenção à dengue em suas próprias casas. Vale destacar que os alunos apenas ajudam a orientar. Somente os técnicos da saúde manuseiam recipientes.

Prevenção - A Diretoria de Saúde orienta para que a população não deposite entulho e lixo em terrenos, o que torna um possível criadouro para o mosquito. Entre os cuidados básicos para evitar a formação de um criadouro, está eliminar os pratos de vasos de plantas ou xaxins e se possível manter fora da casa; a caixa d’água deve estar sempre tampada e limpa a cada seis meses; muros com garrafas quebradas (para proteção) também devem ser vistos, uma vez que se mostraram propícios a se tornarem criadouros.  Garrafas, frascos, potes, latas e baldes descartáveis devem ser armazenados, quando vazios, sempre de boca para baixo e em local coberto. As vasilhas com água para animais domésticos devem ser bem lavadas com sabão todos os dias; a água também deve ser trocada periodicamente. Outra orientação importante é passar repelente no corpo, para evitar ser picado pelo mosquito.

Chikungunya- Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.