Previsão para hoje - Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
17 ABR 2015
Piedade lidera Cadastro Ambiental Rural no Estado

Piedade lidera, com folga, o número de inscrições do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo mais recente relatório apresentado pela Diretoria de Agricultura, foram 1532 cadastrados até o momento. Para se ter ideia sobre a vantagem, o segundo município com mais adesões foi Itápolis, com 1092 cadastros, e alguns municípios da região não passaram de 200 inscritos. De acordo com o órgão vinculado ao Governo Municipal, o CAR é de extrema importância para a elaboração de políticas públicas do município e fundamental para o produtor rural. “Sem o cadastro ele tem dificuldades de registro da propriedade, acesso a linhas de créditos e muitos outros fatores”, diz responsável pela pasta.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, Lei n.º 12.651 de 25 de maio de 2012 e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o CAR é fundamental para o crescimento econômico dos produtores rurais. Em busca de ações sustentáveis, cada vez mais, as principais cadeias produtivas, sejam elas frigoríficos, compradores de grãos, granjas, agroindústrias, etc., investem na aquisição de produtos ambientalmente corretos de produtores que possuem o CAR. O documento passou a ser fundamental para quem procura linhas de financiamento bancário.

O prazo para a inscrição no CAR termina no próximo dia 5 de maio, mas pode ser prorrogado por mais um ano, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Documentos necessários – RG, CPF, Endereço, Telefone, E-mail, Endereço do Imóvel, CCIR, Matrícula ou documento de posse do imóvel, UTM – Coordenadas, além dos documentos pessoais do proprietário.

Agende horário na Diretoria de Agricultura: Avenida Coração de Jesus, 298, Centro