Previsão para hoje - Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
21 AGO 2015
Exposição agrícola de Piedade terá capacitação, inovação e tecnologia

A Exposição Agrícola de Piedade – Expap 2015 será diferente de todas as outras edições, a começar pelo foco na capacitação e também por apresentar inovação e tecnologia relacionadas ao campo. O evento acontece entre os dias 12 e 13/09, nas dependências do PFC, com palestras que abordam temas como agroecologia e comercialização, exposições com design inovador, serviços disponibilizados pelo SEBRAE e até um jogo desenvolvido para divulgar o turismo rural de Piedade. Entre as atrações culturais, um grupo de Teatro com temática voltada para a Agricultura Familiar e violeiros de Votorantim. De acordo com os organizadores, a proposta é disseminar informações e estimular a troca de conhecimento entre participantes.

Exposição – Em formato inovador, o recinto de exposições será planejado para garantir visibilidade e organização dos produtos que representam a agricultura de Piedade, cercado por jardins de hortaliças e flores. Outra novidade é o estande “imprensa”, que apresentará painel com notícias sobre a agricultura de Piedade veiculadas na mídia local e regional em versão impressa e também um computador em que será possível ver reportagens veiculadas pela TV sobre o mesmo tema. A Expap terá ainda venda de produtos agrícolas, cuja receita será revertida para o Fundo Social de Solidariedade, e estandes com máquinas e implementos agrícolas. O SEBRAE móvel também estará à disposição dos produtores, assim como um estande móvel da ACIP. O turismo terá destaque no evento, com um recinto específico, para divulgar empreendimentos locais e, principalmente, o turismo rural de Piedade. Neste espaço também estarão expostos artesanatos do município.

Palestras – A grade de horários ainda está sendo fechada, mas algumas palestras já estão confirmadas. Para falar sobre agroecologia, virá Marcelo Laurino, representando o Ministério da Agricultura e a Comissão da Produção Orgânica de São Paulo - CPOrg/SP. Já para tratar sobre comercialização e linhas de crédito para agricultores e empreendedores do setor de turismo rural, foi convidada a consultora de Agronegócios do SEBRAE Heloísa Helena. O evento terá outras palestras, com temas relacionados a fitopatologia, por exemplo, em ambiente que comportará cerca de 120 pessoas e ainda abordagens de curta duração nos estandes expostos.

Música e Cultura– Como não poderia deixar de ser, a Expap reservará aos visitantes atrações de grande qualidade, como o Grupo de Viola de Votorantim, um grupo de Teatro trazido pela parceria SENAR/SEBRAE e o conjunto musical Cheiro da Terra. Outras atrações devem confirmar participação nos próximos dias.

Aplicativo para celular– como forma de divulgar a Expap 2015, as equipes de Assessoria de Comunicação e Centro de Processamento de Dados desenvolveram, junto a um grupo de programadores, o jogo Colhe-Colhe. É um aplicativo para celular baseado no turismo rural de Piedade (Colha e pague do Caqui Fuyu e Cata Castanha, por exemplo), pelo qual o jogador terá de colher produtos símbolo do município, entre eles morango e alcachofra, somando pontos. No domingo da Expap deverá ser realizado um torneio para que sejam conhecidos os maiores pontuadores. Um dos objetivos do aplicativo, que será disponibilizado na plataforma Google Play, é atrair os mais jovens a prestigiarem a Exposição.

Fique atento ao site da prefeitura (www.piedade.sp.gov.br) e curta a página do município no FAcebook para obter novas informações sobre a Expap em tempo real nos próximos dias.