Previsão para hoje - Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
18 SET 2015
Secretaria da Saúde inicia aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV

Meninas com idades entre 9 e 11 anos que já receberam a primeira dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) no primeiro semestre deste ano devem procurar o Ambulatório Médico e Odontológico Municipal de Piedade (AMOMP) para a segunda dose. A nova etapa para aplicação começou no início deste mês e é necessária para garantir a imunização contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo do útero.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.910 meninas, com idades entre 9 e 11 anos, já receberam a primeira dose da vacina no primeiro semestre. Vale ressaltar que a primeira dose da vacina continua disponível no AMOMP, das 8h às 16h. As crianças que ainda não tomaram a primeira dose devem ser vacinadas.

Forma de contágio

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

HIV

Portadoras de HIV com idade entre 09 e 26 anos também devem tomar a vacina, mediante comprovação de que possuem o vírus.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone: (15) 3244-1522.