Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
11 JAN 2016
Prefeitura faz ação emergencial para recuperar vicinais

Nos quatro últimos dias de 2015, choveu 62,8% do registrado em todo o mês de dezembro. Foram 169,2 mm de chuva em 96 horas

A Prefeitura de Piedade desencadeou nestes primeiros dias de 2016 uma ação emergencial visando a recuperação das estradas rurais do município, castigadas pelo grande volume de chuvas que atingiram o município a partir do final de dezembro do ano passado. A concentração de um grande volume de chuvas nos quatro últimos dias de 2015 foi determinante para que a situação das vicinais se agravasse e acabasse prejudicando o deslocamento dos moradores. No total, há 62 servidores e 29 equipamentos da Garagem Municipal, vinculada à Diretoria de Obras da Prefeitura, empenhados exclusivamente nesse trabalho de recuperação das estradas, dando prioridade aos pontos considerados críticos e que foram mais prejudicados pelas chuvas.

Dados da Diretoria de Agricultura revelam que nos últimos quatro dias de dezembro - de 28 a 31 - choveu o equivalente a 62,8% de toda a chuva registrada na Zona Rural no mês todo. Até o dia 27/12 haviam sido registrados 100,2 mm de chuvas na Zona Rural. De 28 a 31, foram mais 169,5 mm de chuvas, sendo que apenas no dia 30/12, choveu 87 mm, o que é um volume expressivo para um só dia. Com o solo já encharcado pelas chuvas dos dias anteriores, os estragos provocados eram inevitáveis em locais sem asfalto.

No total, em dezembro, foram 269,7 mm de chuvas na Zona Rural (na Zona Urbana foram 336 mm). Esse índice está 25,1 mm acima da média para o mês de dezembro nos últimos dez anos, que é de 244,6 mm de chuvas. O maior problema foi a concentração de um grande volume de chuva em poucos dias no final do mês. E apenas nos três primeiros dias de janeiro, foram mais 48,5 mm de chuva caindo na Zona Rural do município, agravando a situação.

Com a considerável malha viária rural do município, que chega a quase quatro mil quilômetros de extensão distribuídos em 84 bairros, o trabalho emergencial da Diretoria de Obras vem se desenvolvendo em várias frentes. Nos primeiros dias de janeiro, as ações emergenciais foram realizadas nos bairros Liberdade, Godinhos, Moreiras, Vila Quintino, Paulas e Mendes, Boa Vista, Piraporão, Barreiros receberam ações de contenção de barrancos, retirada de árvores e recuperação das estradas.
Um levantamento feito pela Prefeitura aponta que outros bairros afetados e que estão na programação das equipes são: Caetezal, Campininha, Boa Vista, Piraporão, Barreiro, Sarapuí de Cima, Santos, Moreiras, Liberdade, Miguel Russo, Ortiz, Tenórios, Ciriaco de Cima, Buenos, Leites, Butuca, Bom Pastor e outros. O trabalho das equipes consiste na limpeza de tubos, desobstrução das estradas, retirada de árvores, melhora no alargamento, colocação de bica corrida e outros.
A Prefeitura destaca que o trabalho prossegue até que todos os locais prejudicados pelas chuvas intensas tenham sido assistidos e pede a compreensão da população, já que não é possível atender a todos os locais ao mesmo tempo.

Zona Urbana

A Zona Urbana de Piedade também sofreu com a concentração das chuvas no final de dezembro, o que acabou danificando ruas, principalmente aquelas que não têm calçamento e que estão localizadas em bairros de topografia mais acidentada. Dos 336 mm de chuvas registradas no mês todo na Zona Urbana, 182 mm, ou 54,16% do total caíram em apenas cinco dias - de 27 a 31 de dezembro. Apenas no dia 27, foram registrados 63 mm de chuva, segundo dados da Diretoria de Agricultura. Nos sete primeiros dias de janeiro, choveu mais o equivalente a 40 mm na região central do município, quase um terço da média do mês nos últimos três anos, que é de 150 mm. Embora esteja dando prioridade às ações na Zona Rural, a Prefeitura está empenhada em fazer um levantamento dos estragos na área urbana e iniciar o trabalho de recuperação das vias assim que as equipes de manutenção comecem a ser liberadas das ações emergenciais na Zona Rural.