Previsão para hoje - Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
22 JAN 2016
Secretaria de Saúde de Piedade realiza ação de combate a dengue nos dias 23 e 30

Voluntariado vai reforçar envolvimento da população contra a dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Piedade, por meio da Vigilância em Saúde, realiza nos próximos sábados, 23 e 30/01, das 9h às 17h, nos bairros Cotianos, Bom Pastor, Butuca, Moreiras, Paulas e Mendes e Vila Amâncio, uma ação de conscientização à população quanto às medidas preventivas para o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt e inspeção de imóveis. A campanha deve envolver todos os agentes de saúde municipais e servidores públicos de outras Secretarias e Diretorias em trabalho voluntário e não obrigatório.

Representante da Secretaria de Saúde explica que a iniciativa será operada de acordo com o mutirão “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”, campanha do Governo do Estado, que abrange todos os 645 municípios paulistas, com objetivo de reduzir o índice de infestação e o número de casos de doenças de combate à arbovirose, na prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus.

“A ação será realizada em consonância com a convocação do Estado. Por isso pedimos auxílio da equipe de servidores da Prefeitura e a toda a população que deseja se engajar nesta causa, de forma voluntária. O meio mais eficiente de combate à dengue é a eliminação dos criadouros do mosquito e isso depende fundamentalmente da participação de todos. Por isso, pedimos para que os moradores recebam os agentes e os voluntários que estarão devidamente identificados”, afirma.

As equipes de voluntários serão inicialmente orientadas em palestra que deve ocorrer antes das ações. Em seguida, os grupos seguem para as localidades determinadas percorrendo as ruas, abordando a população, distribuindo material gráfico informativo e também fazendo as visitas casa a casa com objetivo de eliminar focos de criadouros nas residências. A meta, segundo a Secretaria de Saúde é vistoriar cerca de 1.000 imóveis, nos dois dias de ação, localizados nos bairros citados.

“Piedade registrou, até o momento, neste ano, apenas um caso de dengue confirmado, sendo este importado. Para que os índices não aumentem, é preciso essencialmente da colaboração da população. Por isso, mais uma vez, pedimos auxílio de todos os piedadenses, pois essa luta é conjunta”, salienta a porta-voz da Saúde Municipal.

As ações de combate continuam no município, com mutirões de limpeza, Operação Cata Treco, palestras em escolas, empresas e repartições públicas. Denúncias devem ser feitas diretamente no Ambulatório Médico e Odontológico de Piedade por meio do telefone: (15) 3244-1228 ou endereço Via Antonio Leite de Oliveira, 100.