Previsão para hoje - Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
10 FEV 2016
Carnaval de Piedade tem quatro dias de festa com tranquilidade e segurança

Quatro dias de Carnaval com variedade musical, apresentações de artistas do próprio município, Festival de Marchinhas e nenhuma ocorrência registrada. Cerca de cinco mil pessoas passaram por Piedade entre os dias 06 a 09/02, aproveitando a programação com tranquilidade e segurança. O coreto da Praça Coronel João Rosa (Matriz) foi o ponto de encontro das festividades que foram organizadas pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura.

Porta-voz do Poder Executivo ressaltou que a qualidade do evento foi mantida, ainda com o orçamento em contenção: “Atrações de qualidade, música boa e segurança foram pontos altos do nosso Carnaval. Neste ano nós economizamos 45% dos recursos e investimentos em relação a 2015. O evento aqueceu nosso turismo e comércio, pousadas e hotéis tiveram lotação máxima. Acolhemos a população e recebemos diversos turistas em nosso município”, destacou.

O Carnaval teve início no sábado, 06/02, com apresentação do Bloco Paletó Vermeio nas ruas centrais do município, seguido da abertura do VI Festival de Marchinhas. No domingo, 07/02, a alegria da criançada foram as brincadeiras na Praça, à noite o público conheceu os vencedores do Festival de Marchinhas. Na segunda-feira, 09/02, os membros do Bloco Paletó Vermeio desfilaram animados, mesmo de baixo de chuva intensa, e foram acompanhados por diversos munícipes. O grupo seguiu até o coreto da Praça da Matriz, entretanto, devido à chuva ininterrupta, a organização decidiu por encerrar mais cedo a programação a fim de preservar a integridade física, tanto dos músicos, como da equipe técnica que operava as mesas de som, uma vez que os equipamentos poderiam ocasionar descargas elétricas. A programação de Carnaval foi encerrada com o Grupo Voz do Morro na terça-feira, 08/02, prestigiado por grande público presente na Praça.

A fundadora do Bloco Quinta da Lalá, Alaíde Santana, pela sexta vez traz o grupo com dezenas de pessoas para Piedade: “O que mais nos atrai no Carnaval de Piedade é a tranquilidade da festa. Eu venho com familiares e amigos mais próximos e podemos curtir sem preocupações”, elogia.

VI Festival de Marchinhas

Além de Piedade, o VI Festival de Marchinhas reuniu candidatos de diversas outras localidades do Brasil, como Campinas (SP), Curitiba (PR), Araraquara (SP), Cubatão (SP), Santo André (SP) e Belo Horizonte (MG). Segundo representante da Diretoria de Cultura, isso comprova a evolução da competição ano a ano: “Acredito que o Festival se destacou pela alta qualidade dos participantes. Isso representa uma evolução da competição a cada ano, estamos ganhando maior abrangência no cenário cultural local, regional e nacional atraindo participantes de municípios distantes que se planejam para competir”.

Entre as composições, as temáticas eram variadas, falando sobre política, saudosismo do Carnaval, contos amorosos e até mesmo alimentação saudável. O músico André Luis Godinho conquistou destaque com a marchinha “O leite da vaca foi feito pro bezerro” e falou sobre sua inspiração: “Eu me diverti bastante com a música, mas não esperava ser destaque, já que todas as outras marchinhas foram ótimas. O tema que escolhi é incomum e acredito que isso fez diferença, a alimentação é um assunto muito importante e abordei de uma maneira descontraída”, afirma.

Confira a listagem dos seis primeiros colocados:

1º - “Quando rola um pancadão os deputados perdem a linha” - Rodolfo Gomes da Silva

2º - “O leite da vaca foi feito pro bezerro” - André Luis Godinho

3º – “Acha China” - Fátima Gouvêa Valk

4º - “Bloco da Saudade” - Josué de Almeida Vieira

5º - “Um velho Carnaval” - Edélcio Thenório

6º - “Marcha do Padre” - Daniel Seyssel Lopes Felix

A premiação para cada colocação é a seguinte: 1º lugar – Troféu + R$ 1.800,00; 2º lugar – Troféu + R$ 1.200,00; 3º lugar – Troféu + R$ 600,00; 4º lugar – Troféu; 5º lugar – Troféu e 6º lugar – Troféu.

Apoio à festa

Durante o Carnaval, o município assegurou todos os serviços fundamentais de ordenação do trânsito (Diretoria de Transporte e Mobilidade Urbana), fiscalização, limpeza urbana e dos sanitários públicos e segurança. A Prefeitura garantiu toda a estrutura de som, iluminação e banheiros químicos adicionais. O evento teve apoio das seguintes instituições: Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM), GAE, Secretaria da Saúde, Secretaria de Obras, Secretaria de Serviços Públicos e Diretoria de Turismo.