Previsão para hoje - Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
20 ABR 2016
Microrregião de Piedade reduz índice de homicídios e é citada em estudo nacional

A microrregião de Piedade ocupa lugar de destaque positivo no Atlas da Violência 2016, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança, divulgado no início do mês pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O Município é citado no estudo como um daqueles onde houve a maior redução na taxa de homicídios em dez anos, chegando essa diminuição a 52,01%, entre 2004 e 2014.

O levantamento coloca o Estado de São Paulo como o que conseguiu as maiores reduções brasileiras na morte de jovens, de negros e de mulheres em dez anos. Treze das vinte microrregiões brasileiras com a menor ocorrência de mortes intencionais são paulistas e Piedade está entre elas, ocupando a 11ª posição, sendo considerada uma das menos violentas em todo país.

Porta-voz do Poder Executivo avaliou o resultado do levantamento como "altamente positivo" e o analisa como consequência de um trabalho coeso e articulado das forças de segurança que atuam no município, como as Polícias Civil e Militar, parceiras da Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal. "A melhora no sistema de iluminação pública, a fiscalização de estabelecimentos comerciais e a presença intensa do monitoramento e policiamento nas ruas também são importantes para que o município possa preservar essa condição. Podemos destacar também a retomada da operação plena do sistema de videomonitoramento no município, que está em fase final de implantação”, diz.

A busca permanente da melhora dos índices de segurança no município atinge também outras áreas da administração municipal. "Para que o município melhore ainda mais seus índices de segurança, precisamos oferecer mais oportunidades à nossa população, principalmente aos nossos jovens. E nisso trabalhamos permanentemente, buscando a implantação de empresas para criar oportunidades no mercado de trabalho, qualificando a nossa mão-de-obra e, principalmente, disponibilizando uma educação formal de qualidade, atraindo nossas crianças e jovens a ter continuidade em seus estudos", detalha representante da administração municipal. Além de Piedade, o conjunto de municípios é composto por Ibiúna, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e Tapiraí.