Previsão para hoje - Quarta, 24 de abril de 2024
11 MAI 2016
Prefeitura inaugura sede própria do CAPS II, Ambulatório de Saúde Mental e SAMU

Somente em 2015, mais de 10 mil atendimentos foram prestados à população

A Prefeitura inaugurou, no dia 10/05, a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), integrando também o Ambulatório de Saúde Mental e o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU). "Nosso objetivo é, acima de tudo, acreditar no ser humano e na chance que temos de viver melhor e com dignidade”, destaca porta-voz da administração municipal na cerimônia de entrega das novas unidades.

Com a obra, a Prefeitura promove a adequação da rede de atenção psicossocial municipal. “O CAPS II é uma etapa fundamental no processo de desinstitucionalização proposto pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que também envolve as residências terapêuticas e os leitos hospitalares", lembra representante do Poder Executivo.

Em 2015, mais de 10 mil atendimentos foram realizados entre o CAPS II (7.180) e o ambulatório de saúde mental (6.276). Com a reforma, o CAPS II oferecerá espaços mais adequados aos pacientes, contando com três consultórios, duas salas de atividade, sala de enfermagem, sala de espera, sala de reunião, sala de convivência e banheiros. Já o Ambulatório de Saúde Mental agora passa a integrar quatro quartos coletivos, posto de enfermagem, sala de aplicação de medicamentos, refeitório e banheiros.

Base do Samu

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) passa igualmente a funcionar no mesmo espaço, contando com copa, área de convivência e dois quartos de repouso para os servidores, com banheiros. Em 2015, entre os atendimentos em trauma, clínico, transferência, ginecologia, parada cardiorrespiratória, psiquiátrico, óbito e recusa, o Samu prestou atendimento a 699 pessoas.

O investimento total da reforma foi de R$ 613.968,70, com recursos do Governo Estadual, e contrapartida da Prefeitura de R$ 172.009,77. O telefone do CAPS II é (15) 3344-2222, do Ambulatório de Saúde Mental é (15) 3244-2355 e do SAMU é (15) 3344-2600.