Previsão para hoje - Quarta, 17 de abril de 2024
Quarta, 17 de abril de 2024
31 MAI 2016
Prefeitura entrega carteiras de gratuidade para passageiros especiais piedadenses

Representante do Poder Executivo entregou, no dia 30/05, no Ambulatório Médico e Odontológico Municipal (Amomp), as primeiras sete carteirinhas de identificação do passageiro especial, a chamada Cipes (Carteira de Identificação do Passageiro Especial). O documento permite que as pessoas portadoras de necessidades especiais de Piedade utilizem gratuitamente o transporte entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “Vocês são os primeiros a receber este benefício que oferece mais autonomia e liberdade para ir e vir, assegurando total tranquilidade e conforto”, declara porta-voz da administração municipal.

A Cipes garante a isenção do pagamento da tarifa nas linhas de ônibus metropolitanas, e é fornecida pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo (EMTU), permitindo aos passageiros especiais a locomoção nos 26 municípios da região, inclusive com direito a acompanhante do beneficiado especificado. A carteira é emitida somente aos que se enquadram nas categorias de deficiências físicas; mentais; múltiplas; auditivas; pessoas com doenças orgânicas incapacitantes como as causadas por HIV; neoplasias e em tratamento de quimioterapia; e menores de 16 anos com deficiência.

Priscila Regina Gonçalves, mãe do Ualissom, beneficiado de apenas 11 meses, conta que agora, com a melhoria, poderá cuidar melhor da saúde de seu filho: “O transporte gratuito facilitará muito para toda nossa a família, já que todos se desdobram para ajudar a viabilizar as consultas. Também poderemos utilizar a carteirinha para lazer ou qualquer outra atividade. Isso é muito bom, estamos muito gratos”, explica.

Para obter a Cipes, o usuário piedadense deve reunir os seguintes documentos: laudo de exames que comprovem a patologia; relatório médico recente do CID; RG do interessado e do acompanhante; CPF do interessado e do acompanhante; certidão de casamento com averbação (se necessário); comprovante de residência; carteira profissional; histórico recente de benefício; aposentadoria; LOAS ou outros; último carnê do INSS (se tiver) – e entregar às terças-feiras, das 8h às 15h, no Ambulatório Médico e Odontológico Municipal, localizado na Via Antonio Leite de Oliveira, 100, Paulas e Mendes. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (15) 3244-2670 ou site www.emtu.sp.gov.br no link “Passageiro Especial”.