Previsão para hoje - Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
20 JUN 2016
Prefeitura entrega UBS da Bateia de Cima e moradores destacam importância da obra
Foto: entrada principal da UBS do bairro Bateia de Cima

“Estamos muito agradecidos. Antes, eram 27 quilômetros da minha casa até o centro da cidade, para chegar ao Ambulatório. Fico muito feliz porque teremos consulta com ginecologista e, para mim, que fui mãe novamente, isso é muito importante. É a saúde da mulher mais próxima de todas nós". As palavras são de Helena Silva Azevedo, mãe do pequeno Renato, nascido há menos de um mês e que na tarde do sábado, 18/06, acompanhou a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Bateia de Cima pela Prefeitura. O pequeno Renato, aliás, foi o centro das atenções, representando a comunidade como o membro mais jovem do local e "ajudando" a descerrar a placa de inauguração da nova unidade de saúde do município.

Com uma área de mais de 300 m² de construção, a UBS da Bateia de Cima é completamente nova e foi projetada para atender cerca de 2.500 moradores de sete bairros piedadenses. A previsão é de que ali sejam realizadas 160 consultas mensais. Além da Bateia de Cima, serão atendidos moradores dos bairros Bateia de Baixo, Fidêncios, Ribeirão Bonito de Baixo, Ribeirão Bonito de Cima, Jacintos e Prestes. O local conta com 12 novas salas estruturadas entre consultório médico, consultório odontológico, dispensa de medicamentos, sala de curativos, sala de vacinas, sala de inalação, sala de observação e outros espaços. A equipe é composta por um médico clínico geral (uma vez por semana, toda quinta-feira), um ginecologista (a cada quinze dias), um enfermeiro (diariamente) e um auxiliar de enfermagem (diariamente) – também há previsão para contratação de um dentista e um médico pediatra.

“Este espaço é para todos vocês. Para o recém nascido Renato, para a Vitória, para a Luzia, para a Santina, para a Nair, para a Lourdes, para a Tereza, para o Arlindo e a Dona Aparecida, para o Celso, enfim, para todos desta comunidade. Este bairro é fundamental, não só por sua produção agrícola, muito rica e diversa, mas também por todos os índices positivos que são apresentados aqui. A escola e a creche desta região têm um dos melhores índices de educação do nosso município. Fico muito feliz de poder entregar a vocês este benefício que estava faltando e que vai refletir diretamente na qualidade de vida de todos”, destacou porta-voz da administração municipal.

Homenagens e depoimentos

Durante a inauguração, o casal Arlindo Pereira da Silva e Aparecida Américo, doadores do terreno onde foi construída a UBS, foram homenageados. “A nossa gratidão é imensa por saber que vocês acreditaram em nós, com um propósito muito maior, o de beneficiar toda uma população neste local”, apontou representante do Poder Executivo.

Ao final da cerimônia, os moradores falaram sobre a importância de ter um dispositivo público de saúde mais próximo de todos. “Tenho um neto de três anos que está em tratamento e nossas visitas em consultas médicas são frequentes. Agora vai ser ótimo poder levá-lo para tomar vacinas mais perto”, disse Edna Aparecida, comentando também que logo já vai procurar marcar as primeiras consultas. Outro depoimento foi de Celso Antonio Vieira: “Acredito que conseguimos realizar um sonho. Nosso bairro agora está completo, com escola, creche e, agora, com uma UBS”, disse.

Matheus Spinelli Filho, presidente do Conselho Municipal de Saúde, também falou sobre a inauguração: “Tenho contato com municípios vizinhos e observo que a saúde está precária em muitos lugares. Aqui a situação é diferente. Nós precisamos aprovar as contas do Município e, com isso, ficamos felizes em constatar que em Piedade, a Prefeitura investe mais do que o previsto em lei. Esta nova unidade, por exemplo, a meu ver, ficou parecida com um ‘mini hospital’ – e outras reformas e ampliações trouxeram mais dignidade à população. Com estes investimentos, os bairros distantes da cidade se beneficiam muito, pois em uma emergência, chegar à cidade com longas distâncias é complicado”, disse ele.

A nova UBS está localizada na Rodovia Estadual Padre Guilherme Howel, km 141, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.