Previsão para hoje - Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
22 JUN 2016
Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade celebra 100 anos de edificação

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade celebrou 100 anos de edificação, data marcada em 18/06/1916. No dia 17/06, representante do Poder Executivo esteve presente na missa em comemoração a data, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Padre Júlio e outros membros da instituição. “A história da construção da Igreja Matriz está diretamente ligada com o início do desenvolvimento do nosso Município. Além disso, a igreja faz parte também da história pessoal de uma parte da população”, aponta porta-voz da administração municipal.

Outro destaque da missa foi o retorno da imagem original de Nossa Senhora da Piedade. Segundo informações de membros da instituição, pela comemoração dos 100 anos da edificação, diversas adaptações e obras foram concluídas recentemente na igreja, seguindo as exigências de legislação para segurança e prevenção de acidentes e incêndios, com destaque para novo espaço para Fonte Batismal, novos nichos para as imagens da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora da Piedade, novo confessionário, sala para o ministério da Acolhida e de Leitores, espaço para equipes e ministérios de Música Sacra.

Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Poder Legislativo e centenas de pessoas que lotaram os bancos da Igreja Matriz.

A história da Igreja

Fonte: material cedido pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade

No começo do século XIX diversas famílias vindas de localidades vizinhas, especialmente de Sorocaba, estabeleceram-se às margens do rio Pirapora, um pouco abaixo da confluência com o ribeirão dos Cotianos, formando um pequeno povoado que, tinha em Vicente Garcia homem enérgico e empreendedor, um autêntico chefe. Segundo o testemunho de contemporâneos, entre os anos de 1831 a 1835 um mascate doou a Vicente Garcia uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, em louvor a qual se apressou em construir uma Capela que foi abençoada no dia 20 de maio de 1840 por Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, Bispo de São Paulo. Fixou-se nesta data o dia da fundação da cidade de Piedade. A imagem de Nossa Senhora da Piedade doada a Vicente Garcia pertence ao grupo das imagens confeccionadas em barro cozido pelos Mestres Santeiros Paulistas (séc. XVII) que foram os precursores da chamada arte barroca colonial, entre os quais se destaca Frei Agostinho de Jesus e seus discípulos Mestres Santeiros, no caso desta imagem, possivelmente um Mestre de Sorocaba.

No dia 03 de março de 1847, Dom Manoel elevou a Capela à condição de Paróquia, sendo substituída pela primeira igreja Matriz cujo edifício foi construído entre os anos de 1849 e 1855, com a ajuda do povo e do Governo da Província. Essa primeira igreja durou exatamente 30 anos, sendo demolida em 1885, para ser construído no mesmo local a nova e atual igreja.

No dia 02 de agosto de 1885, às 11h30, com a presença da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, da Irmandade de São Benedito e muitos outros, foi lançada a pedra fundamental da nova e atual igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. Levantada sobre a antiga igreja Matriz, para que as atividades religiosas não fossem interrompidas, construíram a Capela Mor de pedra de Cantaria, graças aos esforços do Padre José Rodrigues de Oliveira e do Comendador Parada, que mandou vir de Portugal uma turma de canteiros, sob a direção do Capitão Antônio Parada. Passados trinta anos a atual igreja Matriz ficou pronta graças ao esforço dos padres que neste período estiveram responsáveis pela paróquia, e de grandes beneméritos como o Major Lúcio Vieira Pinto, os senhores Joaquim Tenório e Joaquim Antônio Leite, e de todo o povo da cidade.

No dia 18 de junho de 1916, estava acabada a construção da nova e atual igreja Matriz. E, no dia seguinte, dia 19, com a presença de Dom Lúcio Antunes de Souza, foi abençoada e inaugurada a atual igreja Matriz com uma memorável festa consagrada a honra e a glória de Deus.

Muitas outras datas marcaram conquistas importantes para a igreja Matriz: entre 2003 e 2010 foram realizadas obras de restauro e adequações litúrgicas, como a fixação do Altar mais próximo a nave e ao transepto, a extinção dos degraus no presbitério para o lance do Altar, a diminuição do piso dos quatro altares laterais, a colocação de uma rampa lateral para acesso a portadores de deficiência em locomoção. Também, neste período, foi recuperado toda estrutura do telhado e substituído o forro em PVC por um forro em madeira.

Em 2016, além das mudanças já citadas anteriormente, a área externa a igreja Matriz, apresentou adequação do prédio para secretaria pastoral, departamento administrativo e arquivos. Edificação de novos banheiros com acesso a portadores de necessidades especiais e um jardim interno para oração e meditação.

Também, no prédio anexo, designado agora, Centro Pastoral São João Paulo II, foram reformadas todas as salas para catequese e reuniões com capacidade para 30 pessoas cada uma delas, organizado um auditório com capacidade para 180 pessoas, reformado os banheiros para acesso a portadores de necessidades especiais, adequado uma cozinha e refeitório para atender as necessidades nas reuniões e eventos.