Previsão para hoje - Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
28 JUN 2016
Concerto Centenário: emoção marca homenagem aos 100 anos da banda Lyra São João

Para homenagear os 100 anos de fundação da banda Lyra São João, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, promoveu o espetáculo “Concerto Centenário”, reunindo mais de 200 pessoas no Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva (Cariocão), neste domingo, 26/06. Familiares, amigos, autoridades, músicos consagrados e até mesmo ex-integrantes da Lyra São João participaram da celebração. Na abertura do evento, representante do Poder Executivo falou que a grande maioria dos piedadenses tem uma história com a Lyra: “Falar em Lyra São João é falar de lembranças, alegria e emoção. É fechar os olhos e, ainda assim, conseguir ver nitidamente a banda rompendo as madrugadas, acompanhando as procissões, formando uma geração de músicos e confirmando uma tradição cultural no nosso município”. Porta-voz da administração municipal também fez questão de falar sobre a proximidade pessoal com a banda: “Minha ligação é um pouco mais próxima, pois o meu pai, Hélio Godinho, fez parte da Lyra. Ele fez uma surpresa pra mim na saída do meu casamento, momento em que a Lyra São João nos aguardou na escadaria da Igreja, tocando um dobrado. Testemunho a minha história, mas sei que muitos de vocês também guardam as suas memórias. Reverencio a todos que estão neste palco, honrando este compromisso com a nossa cultura”, declarou.

Os quatro fundadores da banda foram homenageados: Benedito Bueno de Camargo, João Bueno de Camargo, José Bueno de Camargo e José Marciano. Terezinha Marciano Hirata recebeu a placa em nome de José Marciano: “agradeço muito a homenagem e espero que a banda continue por muito tempo”, disse. Membro do Conselho Municipal de Cultura, Marcos Marciano, falou sobre a tradição do grupo marcada na história de Piedade: “a Lyra é um resgate da cultura de nossa cidade, admiro e acompanho o trabalho de muitos músicos que estão compondo a banda. Este evento é muito importante para que a nova geração entenda o passado e possa dar continuidade a este legado”, afirma.

As homenagens foram feitas nos intervalos entre as peças. As músicas foram selecionadas pela banda que homenageia a Lyra, sob comando do professor de trompete e maestro Bruno Santos. Cisne Branco, O Guarani, Novena de James Swearingem, Night in Manhatann, trilhas sonoras de filmes e músicas brasileiras estiveram entre o repertório. Outro destaque do evento foi a participação do músico Francisco Carlos de Oliveira, o conhecido Chiquinho Oliveira, ex-integrante do sexteto do Jô Soares: “O início da minha carreira foi em Piedade. É lindo ver a nova geração continuando esta história”, disse.

Emoção tomou conta do evento

A todos que estiveram presentes na ocasião, ficou nítido: os familiares e amigos mais próximos dos músicos que fizeram parte da história da Banda Lyra São João não contiveram a emoção. Com os olhos cheios de lágrimas, Wilma Marciano Hirata de Oliveira, familiar de um dos fundadores, fez questão de registrar fotos e vídeos: “Convivi com a banda durante toda a minha infância. Lembrei de muitas coisas, principalmente dos diversos ensaios que assisti. Me emocionei muito”, disse.

O atual diretor artístico da Lyra, Raymundo de Souza Ferraz, contou que começou na banda em 1954, como aluno de bombardino. “Fui aluno e professor na banda. Muitos dos meus alunos fazem parte desta nova geração. Fico honrado em saber que tive o grande prazer de guiá-los no mundo musical. Ver de perto a relação e a tradição que eles estão levando é muito emocionante”, conta.

Alunos, convidados e ex-integrantes compõe homenagem

O Concerto Centenário foi apresentado pela seguinte composição da banda: Maestro: Bruno Cardoso dos Santos; Flauta Transversal: André de Souza Pinto, Ana Beatriz S. Yoshimura, Leandro Conservani, Renato Silva, Leandro Conservani, Barbara Galli; Clarinete: Cássio R. D. Moraes, Fábio Cícero da Cunha, Flávio B. de Souza Júnior, Marcos Afonso Laureano, Wilber Victor Furtado de Souza; Saxofone Alto: Felipe Surano de Oliveira, Josiel Garcia, Samuel A. Rodrigues, Ozéias Jesus dos Santos; Saxofone Tenor: Osman Fonseca, Jefferson Caetano de Arantes; Saxofone Barítono: Hílio Alves Ferreira; Trompete: Chico Oliveira, Flávio B. de Souza, Márcio José Franco, Paulo Henrique Gomes, Uendel Cardoso Silva Alves, William Moraes de França; Trombone/ Eufônio: Dimas Alexandre, Elias Roberto de Moraes, Luis Felipe Marciano Agápito; Tuba: Valter Moreira dos Santos, José Moacir, Leandro; Percussão: Alexandre R. Oliveira, Joana S. Ono de Camargo, João Marcos R. Rodrigues, João Cardoso, Victor Matheus B. Vieira e Daniel Dias de Lima.

Diretoria de Cultura promove exposição comemorativa

Além do Concerto Centenário, a Diretoria de Cultura promoverá também uma exposição com fotos e objetos antigos relacionados à banda Lyra São João. No domingo, representante da Diretoria Municipal de Cultura fez um chamado para que os presentes encaminhem este material para a organização de uma exposição permanente. “Assim que conseguirmos reunir acervo suficiente, daremos início aos preparativos. A previsão é de que o evento ocorra já no próximo semestre. Nosso objetivo é perpetuar ainda mais a memória de um dos mais importantes símbolos culturais piedadenses”, conta. Conforme divulgado no evento, o material poderá ser entregue na Casa da Cultura Paulo de Andrade, localizada na Praça da Bandeira, 133, Centro. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (15) 3244-2670.