Previsão para hoje - Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
19 DEZ 2016
Prefeitura entrega chaves de residências terapêuticas para pacientes psiquiátricos

Unidades serão novo lar para pacientes de saúde mental que estão internados há anos e sem vínculos familiares

Dignidade, respeito, atenção e inclusão. Depois de muitos anos sem o sentimento de saber o que é viver em um lar, 20 pacientes que estavam internados no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências ganharam a oportunidade de morar em uma casa totalmente estruturada para a continuação do tratamento de transtorno mental. Isso porque na última sexta-feira, 16/12, a representantes da Prefeitura entregaram as chaves das duas primeiras residências terapêuticas do Município. O ato ocorre em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que regulamenta a reformulação que vem sendo implantada na rede de atenção psicossocial em todo o país, visando promover a desinstitucionalização e a reinserção social dos pacientes psiquiátricos.

As residências terapêuticas foram instituídas pela portaria 106, de fevereiro de 2000, e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Até o final do ano 2016 e início de 2017, mais duas casas devem estar funcionando, alocando até 40 pessoas. No novo lar, os pacientes têm assistência de uma equipe multidisciplinar que incentiva a autonomia e a independência dessas pessoas para que desenvolvam e possam restabelecer habilidades perdidas, devido aos longos anos de internação hospitalar. Os moradores da residência terapêutica vão receber alimentação, transporte, medicamento e o suporte necessário à vivência diária. Eles também serão acompanhados pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), local em que serão atendidos com todos os serviços disponíveis.

Administrados por estados e municípios, em parceria com o Ministério da Saúde para garantir a humanização do atendimento, os serviços terapêuticos são realizados em casas localizadas no espaço urbano. Em Piedade, as duas primeiras residências terapêuticas estão localizadas nos bairros Quintas Vieira de Camargo e Centro.