Previsão para hoje - Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
30 JAN 2017
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito leva projeto itinerante

Realizada em parceria com a Artesp, DER, ProSimulador e Prefeitura de Piedade, a ação tem como objetivo reforçar a importância da mudança de comportamento para um trânsito mais seguro

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito realiza - em parceria com a Artesp, DER-SP, a ProSimulador e a Prefeitura de Piedade por meio da Diretoria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana - o projeto itinerante "Férias com Segurança". O evento acontece, gratuitamente, no dia 22 de fevereiro (quarta-feira), das 10h às 17h, no Terminal Municipal Rodoviário Arthur Hess.

Dentre as atrações para os jovens e adultos estão o Rodovirtua, o Simulador de Direção Veicular ProS Auto e o painel de fotos. Para as crianças, haverá distribuição de gibis da Turma da Mônica com o tema de educação no trânsito, além de outros materiais educativos.

Desenvolvido pela ARTESP e pelo DER, o Rodovirtua é um óculos de realidade virtual, que permite vivenciar como seria dirigir sob o efeito de bebida alcoólica em uma rodovia. Com fins educativos, o equipamento e está carregado com um filme rodado em 360º para que as pessoas experimentem no mundo virtual os perigos de beber e dirigir e não se coloquem nessa situação na vida real.

O simulador de direção veicular da ProSimulador, utilizado nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) como parte do processo de educação para futuros motoristas conta com possibilidade de simulação em diferentes cenários e situações adversa, para que eles reajam de forma correta e segura em circunstâncias distintas encontradas no trânsito. O equipamento é dotado de três telas de 32", que proporcionam qualidade de imagem e amplo ângulo de visão a 135º, garantindo uma experiência de imersão próxima à realidade.

Piedade é um dos 15 municípios conveniados do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta a redução dos óbitos no trânsito do Estado Paulista até 2020. Desde o ano passado, quando se deu a assinatura do acordo, a cidade vem trabalhando, por meio de recursos do Detran-SP e em conjunto com o Governo Estadual, em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Em 2016, Piedade teve 10 óbitos no trânsito contra o mesmo número (10) em 2015. As maiores vítimas foram os jovens (4), os quais estavam na faixa etária entre 18 e 24 anos. Colisão (6 ocorrências) foi a principal causa de morte, seguida de atropelamento (3 ocorrências).

Balanço 2016

Segundo o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) - ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas – o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito apresentou uma queda de 5,6% em todo o Estado de São Paulo no acumulado de 2016 (5.727 óbitos) em relação ao mesmo período de 2015 (6.066 óbitos), contabilizando 339 vidas preservadas.

Em relação aos 15 municípios conveniados dentro do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, a queda foi ainda mais expressiva, atingindo o patamar de 10,6%, com menos 61 mortes no acumulado 2016 (578 óbitos) em comparação a 2015 (517 óbitos).

Além da ferramenta INFOSIGA-SP, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito conta com o sistema inédito de georreferenciamento INFOMAPA-SP para mapear os locais dos acidentes que levaram às mortes. Ambas ferramentas podem ser acessadas pelo site: www.infosiga.sp.gov.br e são atualizadas todo dia 19 de cada mês.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020.

Inspirado na "Década de Ação pela Segurança no Trânsito" estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP e com o apoio das empresas: Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Pro Simulador, Porto Seguro, Optas – Fadel e Raízen.