Previsão para hoje - Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
09 FEV 2017
Município ganhará Casa da Retaguarda

Piedade voltará a ter a Casa da Retaguarda, que atende migrantes e munícipes que moram em áreas afastadas e precisam passar um tempo na área central para consultas médicas ou que estão em situações emergenciais. A reforma do local começa no dia 14 de fevereiro.

A Casa da Retaguarda vai ser construída no antigo Abrigo Pietá, que será fechado neste mês. A secretaria de desenvolvimento social explica que o motivo fechamento do abrigo é devido a alguns sérios problemas encontrados no local. “Ocorriam muitos desentendimentos entre os moradores como brigas, utilização de drogas, prostituição, entre outras, que poderiam resultar em graves situações”, afirma a secretaria.

Os moradores não ficarão desamparados, podendo escolher entre voltar para a casa da família, cidade de origem ou para a reabilitação voluntária. Em Piedade, existem outros projetos de apoio ao migrante, como o Projeto Migrante/Homem de Rua, desenvolvido pelo Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), que faz o levantamento social do migrante e do homem de rua, os ajudando da melhor maneira possível.

O migrante que chega ao CREAS recebe ajuda para ir à cidade destino e, caso esteja de passagem e sem refeição, recebe alimentação. O homem de rua procura o centro quando deseja voltar à cidade de origem ou até a família, o CREAS entra em contato com os familiares e encaminha o morador até o destino. Também existe a possibilidade de procura por reabilitação, onde o dependente é encaminhado a uma comunidade terapêutica.

A Casa da Retaguarda ficará na Rua Nossa Senhora da Piedade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3244-3373.