Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
21 MAR 2014
Curso capacita professores da área de Educação Física

Um curso promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de Votorantim, em parceria com o departamento de esportes, qualificou 17 pessoas, entre professores de educação física, profissionais da área e prestadores de serviços voluntários em Piedade. Realizado na sexta e no sábado (14 e 15/03), o curso teve como objetivo qualificar profissionais para o Programa Atleta do Futuro (PAF), que será implantado no município.
Além de piedadenses, o curso, que aconteceu no prédio da Diretoria da Educação, contou com a participação de pessoas da região, como Ibiúna, Salto de Pirapora, Pilar do Sul e Tapiraí. Segundo participantes, o treinamento superou as expectativas, uma vez que proporcionou ferramentas úteis para a formação de alunos e futuros atletas e ainda apostou na abordagem do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social.
As atividades práticas foram aplicadas para crianças do externato Mãe da Providência. As modalidades desenvolvidas foram: futebol, futsal, atletismo, judô, rúgbi, vôlei e basquete.
Para o responsável pelo departamento de esporte em Piedade, a ação foi importante por trabalhar com a transversalidade e também abordar a inclusão da família. “Acredito no esporte como algo a ser trabalhado em vários contextos, tanto no que se refere à interdisciplinaridade dentro da aula, quanto o que impulsiona a interação familiar e social”, diz.

Programa Atleta do Futuro

O Atleta do Futuro é um programa do SESI que utiliza o esporte para promover a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes. Em aulas de iniciação motora e prática esportiva são ensinados valores como ética, trabalho em equipe, superação, respeito, autoestima e saúde.
O programa também é uma oportunidade de envolver colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em atividades esportivas, ações de solidariedade e trabalho voluntário. Ao adotar o programa, as indústrias brasileiras reconhecem que têm papel fundamental na promoção da cidadania e na formação do caráter e dos valores das crianças e adolescentes que vão construir o futuro do país.