Previsão para hoje - Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
31 OUT 2017
Prefeitura divulga ações do Novembro Azul

Novembro é o mês da campanha de combate ao Câncer de Próstata. Para marcar o Novembro Azul, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar diversas ações preventivas.

Do dia 6 ao dia 30 de novembro acontece o período de agendamento para exame preventivo. Homens a partir de 40 anos de idade devem comparecer ao Ambulatório Médico Odontológico Municipal (Amomp), das 8h às 15h, de segundas, quartas e sextas-feiras para realizarem o agendamento. No dia 24 haverá caminhada com saída marcada para às 8h30, em frente a Prefeitura.

Sobre a Campanha

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), só no ano passado foram mais de 60 mil casos de câncer de próstata no país, com mais de 13 mil mortes. É o segundo câncer que mais atinge homens no país. Acredita-se ainda que um em cada seis homens desenvolverá a doença ao longo de sua vida.

O principal objetivo do Novembro Azul, campanha que surgiu na Austrália há 18 anos, é despertar a consciência coletiva relacionada a importância das formas de prevenção do câncer de próstata. A melhor forma de evitar o desenvolvimento da doença é o diagnóstico precoce. Por isso é fundamental a realização do exame preventivo.