Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Banner Transparência Pública
Banner Serviços Online
Banner Vagas do PAT
Banner Cadastro de Fornecedores
Banner Protocolo On-line
Banner Concursos
Banner Recadastramento Funcional
BNDS
Notícias
Principal   Notícias
 
30/11/2017 às 16:58:00
› Casos de Leishmaniose no município

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que no Bairro dos Leites foram registrados cinco casos de Leishmaniose Tegumentar Americana em cães e cinco casos em moradores. Os registros foram comprovados através de testes rápidos e por materiais biológicos encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.

A Secretaria de Saúde já está tomando as providências cabíveis; os moradores que contraíram a doença encontram-se em tratamento. Quanto aos cães, a Vigilância em Saúde junto a Sucen, estão tomando todas as medidas necessárias quanto ao tratamento e a prevenção da doença. A Secretaria informa, ainda, que tem realizado vistorias recorrentes no bairro e que os casos no momento encontram-se controlados. Novos casos não foram relatados. 

O que é Leishmaniose Tegumentar Americana?

É uma doença infecciosa de caráter crônico,  causada por um protozoário do gênero Leishmania, que acomete o homem e várias espécies de animais silvestres e domésticos. São transmitidas por insetos dípteros hematófago, comumente conhecidos como mosquito palha ou Birigui; modo de transmissão se dá através do mosquito ao picar o reservatório (cães e gatos domésticos, equinos, animais silvestres, gambá ou saruê e ratos) e transmitir ao homem; vale ressaltar que não há transmissão de pessoa a pessoa e que humanos não se infectam pelo contato com animais doentes, a doença só ocorre em humanos através da picada do inseto que estiver infectado.

Nos cães a doença apresenta sinais clínicos como:  lesões mucocutâneas, formação de úlceras de fundo granulomatoso e bordas salientes de difícil cicatrização, emagrecimento, perda de pelos, fraqueza, feridas, gânglios inchados, crescimento exagerado das unhas e anemia. 

Como prevenir?

Repelir o mosquito é uma importante medida de prevenção, pois sem picada não há transmissão. 

Aconselha-se o uso de repelentes de mosquitos (coleiras ou aplicações em spot-on). 

Manter quintal e canis limpos e telados.

Colocar o cão para dormir em lugares telados.

 

 
 
 

 
Prefeitura de Piedade


EndereçoPraça Raul Gomes de Abreu, nº 200
Telefone (15) 3244-8400

AtendimentoAtendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 16:00 horas.
INFORMATIVOS DA PREFEITURA

Cadastre-se e receba as Novidades da Prefeitura

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.