Banner Transparência Pública

31/01/2018 às 12:44:00
Realizada a primeira Audiência Pública do Plano Municipal de Segurança
Vigilância Solidária e Detecta foram alguns dos principais temas debatidos

A Prefeitura realizou a primeira Audiência Pública do Plano Municipal de Segurança, promovido no dia 29 de janeiro, às 19h, no Auditório “Rubens Caetano da Silva” – Carioca. A audiência contou com as presenças de autoridades municipais representando os poderes Executivo e Legislativo, de vereadores, de membros da comissão municipal de segurança, de representantes da Polícia Militar (PM), da Guarda Civil Municipal (GCM), de secretários e diretores municipais e da sociedade civil organizada.

Após abertura do evento realizado pela chefia de gabinete e presidencia da comissão municipal de segurança, os palestrantes iniciaram a apresentação de diversos temas, como Vigilância Solidária, Boletim de Ocorrência (B.O) eletrônico, GPS Rural, o sistema Detecta, os trabalhos que competem à PM, GCM e Polícia Civil e o setor de cadastramento de dados criado pela prefeitura.

A Vigilância Solidária, utilizada como medida de proteção através de grupos e vizinhos de determinados bairros e regiões do município foi um dos assuntos debatidos. Este é um sistema que os moradores utilizam um aplicativo para compartilhar informações sobre atitudes suspeitas que podem ser avisadas imediatamente à polícia local, um método eficaz utilizado por muitos municípios do Estado de São Paulo.

Outro assunto muito abordado foi o Detecta, um Programa do Governo do Estado que identifica placas de veículos roubados por meio de câmeras de monitoramente. Este sistema é muito eficaz e a Prefeitura já protocolou documento na Secretaria Estadual de Segurança para implantar o Programa em Piedade.

Durante o evento, os palestrantes responderam dúvidas do público e esclareceram as ações que serão promovidas junto com a população para a criação do Plano Municipal de Segurança Pública. Um dos questionamentos feitos na audiência foi em relação à extensa área rural de Piedade e os desafios de localização das ocorrências. A solução proposta é a implantação de um sistema de GPS que vai utilizar o número do padrão de energia como forma de localizar a residência em todos os lugares do município, inclusive os mais afastados, sem rede de telefônica móvel.

A finalidade da criação e aprovação do Plano é buscar recursos financeiros junto aos Governos Federal e Estadual e na iniciativa privada para investir nas ações efetivas no combate à criminalidade no município.

Outras reuniões serão promovidas em áreas rurais do município e serão devidamente divulgadas à população na mídia local.

Prefeitura de Piedade

EndereçoPraça Raul Gomes de Abreu, nº 200

AtendimentoAtendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 16:00 horas.
INFORMATIVOS DA PREFEITURA

Cadastre-se e receba as Novidades da Prefeitura