Previsão para hoje - Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
24 JUL 2019
SAÚDE
Vacinação contra sarampo no Ambulatório e unidades de saúde de mais sete bairros

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove vacinação contra sarampo no Ambulatório Médico Odontológico Municipal de Piedade (Amomp) e nas unidades de saúde dos bairros Leites, Miguel Russo, Sarapuí dos Luz, Correas, Vila Moraes, Godinhos e Bateia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para receber a vacina, o munícipe deve apresentar RG e carteira de vacinação.

Pessoas de um a 29 anos de idade devem possuir duas doses da tríplice viral (SCR) registradas na carteira de vacina. Quem tem idade acima dos 29 anos deve ter apenas uma. Pessoas acima dos 59 anos de idade não precisam tomar.

No sábado, dia 3 de agosto, o Ambulatório estará aberto, das 7h às 15h, para verificação e atualização de carteiras de vacinação. As atualizações serão realizadas no local conforme disponibilidade no estoque de doses.

Cuidado com o sarampo

A Secretaria de Saúde confirmou hoje, 24 de julho, o primeiro caso de sarampo em Piedade neste ano. A vítima está internada e passa por recuperação. "O Sarampo é uma doença infectocontagiosa, transmitida por contato direto com secreções corpóreas e saliva de pessoas doentes. Pode ser propagada ainda por meio de aerossóis (expulsão de gotículas originadas da tosse, fala ou respiração que podem ficar suspensas no ar e infectar ambientes)", destaca o setor.

Os sintomas são: febre, conjuntivite, tosse, dor de cabeça, etc. Se assemelha a outras doenças, como a gripe. A diferença está nas manchas avermelhadas que se iniciam na cabeça e descem ao resto do corpo. Atenção redobrada às crianças, pois a enfermidade pode levar ao óbito e a única prevenção é a vacina. A Vigilância Epidemiológica informa ainda que as medidas cabíveis de bloqueio já foram realizadas conforme orientação da Regional de Saúde. Outras informações: 3340-1400.