Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
12 JAN 2021
Clima quente e úmido favorece aparecimento de escorpiões

Na segunda-feira (11), Vigilância Sanitária de Piedade e Sucen realizaram inspeção em imóvel no Cotianos, após relato de infestação do animal no local

O clima quente e úmido favorece o aparecimento de animais peçonhentos. A informação é do Ministério da Saúde, que destaca o verão, entre os meses de dezembro a março, como o período que exige mais cuidados com os escorpiões. O órgão ressalta que os animais habitam no meio urbano e se alimentam principalmente de insetos, entre eles baratas. “São comuns em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo”, destaca o Ministério.

Nesta segunda-feira (11), equipes da Vigilância Sanitária de Piedade, junto à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realizaram inspeção sanitária em um imóvel localizado na Rua Francisco Antônio Correa, no início da marginal dos Cotianos, após relato de infestação de animais na casa. No dia 26 de dezembro, a moradora do local, de 31 anos, foi picada por um escorpião, mas recebeu atendimento na Santa Casa e passa bem, após tomar o soro antiescorpiônico.

Como agir em caso de picadas
Em caso de picadas, procure o hospital de referência mais próximo. Para uma melhor avaliação sobre a gravidade do acidente, leve o animal ou uma foto para identificação da espécie. Se houver infestação na residência, procure imediatamente a Vigilância Sanitária do município. O setor fica localizado na Via Antônio Leite de Oliveira, 100, Paulas e Mendes. O telefone é 3340-1400.

Atendimento na Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Piedade realiza atendimento de pessoas picadas por escorpiões, cobras ou aranhas. Para prestar socorro de forma adequada, o hospital possui os soros antiaracnídico, antiescorpiônico, antibotrópico e crotálico. A unidade de saúde fica localizada na Rua Quintino Bocaiuva, 154, Centro, com atendimento 24 horas, todos os dias.