Previsão para hoje - Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
17 MAR 2021
SAÚDE
Prefeitura de Piedade e ACIP anunciam doação de equipamentos à Santa Casa para atendimento à COVID-19

Para combater à pandemia da Covid-19 no município e buscar outras formas de acolher os pacientes com a doença na cidade, a Prefeitura de Piedade anunciou, nesta terça-feira (16), uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP), para ampliação da enfermaria da Santa Casa de Misericórdia. Foram doados três monitores multiparâmetros destinados, exclusivamente, ao atendimento à COVID-19. Os equipamentos já foram instalados e estão disponíveis para uso a partir de hoje (17).

Cada equipamento tem o valor aproximado de R$ 13 mil, mas saiu a custo zero para os cofres públicos. "Agradecemos aos comerciantes locais, representados pela ACIP, pela disposição em apoiar esta causa, que é de todos nós. Nosso objetivo é conquistar mais uma UTI para a Santa Casa e já iniciamos a busca por mais doadores", destaca o Governo Municipal.

Agora, a Santa Casa passa a ter estrutura suficiente para ampliar a enfermaria de cinco para oito vagas. “Esses monitores também nos garantem, em caso de necessidade, a possibilidade de aumentar os leitos de UTI”, destaca a entidade. A ação se soma a outras medidas da Secretaria de Saúde que tem o objetivo de potencializar os trabalhos no combate à pandemia.

Equipes ampliadas e agilidade

No último sábado (13), teve início a vacinação dos idosos de 75 anos ou mais. A Secretaria de Saúde de Piedade ressalta que a tendência é aumentar o volume de pessoas nos demais públicos-alvo. "Por este motivo, dobramos a equipe de profissionais na vacinação", destaca o setor.

O ponto de vacinação da campanha é o Pátio do Divino, que fica na rua Mal. Floriano Peixoto, s/n - Centro. Na última etapa da imunização, houve a ampliação do sistema Drive-Thru. "Anteriormente, contávamos com dois "drives" e, agora, aumentamos para três", explica a Administração Municipal.

Para a vacinação dos pedestres, a fila é organizada em local coberto, com fácil acesso a água e banheiros. Os pacientes aguardam o atendimento sentados em 120 cadeiras distribuídas pelo espaço. "O Pátio é amplo, ventilado e conseguimos organizar a fila com respeito ao distanciamento", finaliza a Secretaria de Saúde.

De acordo com o calendário de vacina do Governo do Estado, a imunização para o público de 75 anos ou mais seria iniciada no dia 15, porém, Piedade, antecipou a etapa e começou dois dias antes.

Piedade cadastrada no Consórcio dos Municípios para compra de vacinas

O município de Piedade está devidamente cadastrado no Consórcio Público de Municípios que visa a compra de vacinas contra o coronavírus, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga vacinar toda população. O projeto de Lei que insere Piedade nesta inciativa foi assinado no dia 8 de março.

Aumento da equipe do Ceac

A Prefeitura de Piedade já trabalha para a contratação de mais médicos, enfermeiros e auxiliares para a realização dos serviços no Centro de Atendimento à Covid-19 (Ceac). O aumento da equipe deve ocorrer nos próximos dias. O grupo de trabalho da unidade será composto por dois médicos, três auxiliares e uma enfermeira.

Nesta semana, a Administração Municipal também autorizou a contratação de mais três auxiliares para a Santa Casa de Misericórdia.