Previsão para hoje - Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
10 MAI 2021
SAÚDE
Início da vacinação contra COVID-19 de grupos com comorbidades, transplantados e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Piedade anuncia as próximas etapas da Campanha de Vacinação contra à COVID-19. Conforme anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, os próximos públicos que devem receber o imunizante são os grupos com comorbidades, transplantados e pessoas com deficiência. Em Piedade, as aplicações iniciam nesta semana.

Para ser vacinado, o paciente deve estar munido de RG, CPF, Cartão SUS e um atestado ou relatório médico atualizado para confirmar sua condição de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que seja apresentado um comprovante de residência, pois será priorizada a vacinação dos moradores de Piedade.

Quais são os grupos que podem se vacinar?

Portadores de Síndrome de Down (18 a 59 anos de idade): devem se dirigir ao Pátio do Divino, das 8h às 11h, na quarta-feira (12).

Pessoas com deficiência que recebem o auxílio BPC (18 a 59 anos de idade): devem se dirigir ao Pátio do Divino, das 8h às 11h, na quarta-feira (12).

Se enquadram neste grupo as pessoas com deficiência física permanente (limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas / Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com aparelho auditivo / Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos / Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc). Obrigatória apresentação de holerite atual do auxílio BPC.

Transplantados (18 a 59 anos de idade): devem se dirigir ao Pátio do Divino, das 8h às 11h, na quarta-feira (12).

Se enquadram neste grupo os transplantados de medula óssea ou órgãos sólidos, com comprovação médica.

Gestantes (suspenso temporáriamente) e puérperas com comorbidades (18 anos+): devem se dirigir ao Ambulatório Municipal, das 8h às 11h, na quarta-feira (12).

Obrigatória apresentação do comprovante de gestação (carteira de pré-natal atual e puérpera até 45 dias após o parto, portanto, certidão de nascimento da criança) que tenham agravos de saúde como: Diabetes Mellitus, DHEG, Pneumopatia Grave, Obesidade IMC ≥ 30, HIV +, Câncer Materno, Doença Hemolítica, Gestação Múltipla, Colagenose, Doença Psiquiátrica, Doença Neurológica, Trombofilia, Endocrinopatias, com comprovação médica do obstetra.

Comorbidades (55 a 59 anos): devem se dirigir ao Pátio do Divino, das 8h às 13h, na sexta-feira (14).

Se enquadram neste grupo as pessoas com HIV +, Pneumopatias crônicas graves (DPOC, fibrose cística e pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática), Hipertensão Arterial Resistente (HAR) (acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos), Hipertensão arterial estágio 3/ Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo, Doença cerebrovascular (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico ou Hemorrágico, Ataque Isquêmico Transitório, Demência Vascular), Obesidade mórbida IMC ≥ 40, Cirrose hepática, (Child Pugh A, B ou C, Anemia falciforme / Talassemia Maior, Doença renal crônica (TFG <60 e ou Sd. Nefrótica), Imunossuprimidos (Doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida. Diabetes Mellitus.

Demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; neoplasias hematológicas), Doenças Cardiovasculares (Insuficiência cardíaca, Cor pulmonale, Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Angina estável, Cardiopatia isquêmica, IAM prévio, Lesão valvar com repercussão hemodinâmica, Portadores de próteses valvares, Miocardiopatias, Pericardiopatias, cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, Fibrilação, Flutter atrial, Aneurismas e Dissecções de aorta e grandes vasos, AVC, AIT, Demência Vascular), com comprovação médica atual.