Previsão para hoje - Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
01 JUN 2021
Prefeitura de Piedade divulga panorama da situação pandêmica entre abril e maio

A Prefeitura de Piedade divulga nesta terça-feira (1), o panorama da situação pandêmica entre os meses de abril e maio de 2021. Devido à preocupação do Ministério da Saúde com uma possível terceira onda da COVID-19, somada a alta no ritmo de contágio registrada nos últimos dias, as equipes da Administração Municipal definiram medidas mais restritivas de combate ao coronavírus. Hoje, um novo decreto foi divulgado com objetivo de diminuir a disseminação da COVID-19. O documento completo está na página 11. O Governo Municipal analisa os índices de isolamento social, ritmo de contágio, número de óbitos e as taxas de ocupação das UTIs e Enfermarias instaladas em Piedade.

12º melhor taxa de isolamento do Estado

Com relação ao isolamento social, Piedade encontra-se na 12º melhor colocação do Estado, de acordo com o último levantamento do Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (SIMI-SP), veiculado no dia 30 de maio. De 1 de abril a 30 de maio, a média de isolamento fechou em 47,25%. A taxa chegou a alcançar os 56%.

Dados-isolamento-COVID-19-01-06-OK

Testagem em massa e alta no índice de positivos

Mesmo com bom índice de isolamento no comparativo estadual, Piedade totalizou 1.662 casos positivos nos últimos dois meses. Maio foi o mês com maior número de testagem e, consequentemente, de contaminados. Segundo os boletins oficiais da Prefeitura de Piedade, são 886 casos positivos registrados dentro deste período.

Já com relação aos testes, foram 5.900 feitos pela Prefeitura de Piedade entre abril/maio de 2021. Somente no último mês, houve aumento de 120% com relação a testagem PCR (cotonete) que identifica o coronavírus logo no primeiro dia de contaminação. “A testagem em massa é extremamente importante para alcançarmos um número mais preciso referente ao total de positivados”, destaca a Administração Municipal.

Monitoramento telefônico diário dos casos positivos

IMG_9130

Além dos testes, a Prefeitura de Piedade intensificou o monitoramento dos casos positivados. O Centro de Atendimento a COVID-19, instalado no Paço Municipal, conta com equipe de seis atendentes. Elas realizam o contato telefônico diário com as pessoas que testaram positivo para a COVID-19. “Nos últimos dois meses, atendemos, monitoramos e orientamos 810 pacientes”, afirma representante do Centro.

Vidas salvas

O acompanhamento tem salvado vidas. “Meu marido faleceu de COVID-19 e eu estava em minha casa, passando muito mal. As atendentes do Centro me ligaram e prestaram socorro imediato. Elas enviaram a ambulância, no mesmo momento, e fui tirada de maca da minha casa”, conta Clarice Camargo, moradora do Bairro Butuca.

A mesma testou positivo para COVID-19 e chegou a ficar internada na Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia. “Se não fosse a atitude da Prefeitura de Piedade eu poderia não estar viva. Agradeço, primeiramente, a Deus, aos profissionais da Prefeitura e, também, da Santa Casa”, finaliza Clarice.

Boletim COVID-19 do dia 31 de maio

No último boletim de maio da Prefeitura de Piedade, divulgado dia 31, o número de positivos fechou em 4525 casos. Deste total, 4049 estavam curados, 322 em recuperação e 154 óbitos haviam sido confirmados. Houve ainda registro de 206 casos suspeitos e 10074 descartados.

O índice de ocupação nas UTIs estava em 100%. Já os leitos de enfermaria com 90% de sua capacidade ocupada. Piedade possui 10 UTIs e 20 enfermarias até o presente momento. Os números de ocupação são rotativos e mudam de acordo com a recuperação ou óbito de pacientes. Os dados são atualizados diariamente pela Santa Casa de Misericórdia.

Todo cuidado é pouco!

A pandemia ainda é uma realidade presente em nossas vidas, portanto, cuide-se. É imprescindível a utilização correta das máscaras faciais, higienização frequente das mãos e, se possível, o cumprimento do distanciamento social. Se cada um fizer sua parte, com certeza, venceremos esta pandemia.