Previsão para hoje - Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
01 DEZ 2021
SAÚDE
Secretaria de Saúde intensifica testagem gratuita de HIV e Sífilis até 10 de dezembro
Campanha “Fique Sabendo” é realizada anualmente no Estado de São Paulo

A Prefeitura de Piedade, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as testagens gratuitas de HIV e Sífilis, até 10 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. As ações fazem referência a Campanha “Fique Sabendo” que iniciou hoje (01), em todo Estado. Em Piedade, os testes podem ser realizados no Ambulatório Municipal e Unidades de Saúde dos bairros: Vila Moraes, Leites, Sarapuí dos Luzes, Bateia, Godinhos, Correas e Miguel Russo.

Cada posto da área rural é responsável por desenvolver estratégias de Campanha adequadas para sua localidade. “Fazer o diagnóstico e tratar pessoas que vivem com estas doenças é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida e quebrar a cadeia de transmissão”, destaca a Vigilância Epidemiológica.

A “Fique Sabendo” garante sigilo para quem for fazer o teste, além assegurar a qualidade no processo diagnóstico e acesso adequado ao tratamento. Embora a Campanha ocorra em dezembro, o SUS atua de maneira contínua na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e oferta testes para HIV e Sífilis de forma gratuita durante o ano todo.

Sobre HIV e Sífilis

Ambas as doenças podem ser transmitidas ou adquiridas através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas.
O primeiro caso da doença ocorreu em SP em 1980 e, até junho de 2020, foram notificados 281.093 casos de Aids. Até junho de 2021, foram 121.919 infecções pelo HIV.

Há também três classificações da sífilis: a adquirida, por meio de relação sexual; a congênita, por transmissão vertical (da mãe para bebê); e gestacional (infecção no período de gestação). Em SP, dados preliminares apontam 14.621 casos de sífilis adquirida em 2021, 1.726 de sífilis congênita e 5.366 casos de sífilis em gestantes.

Fonte: Prefeitura de Piedade com informações da Secretaria de Estado da Saúde.