Previsão para hoje - Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
06 JUN 2022
SAÚDE
Falta de medicamentos atinge cidades do Brasil e preocupa Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Municípios brasileiros sofrem com desabastecimento de dipirona, soro fisiológico, Ocitocina etc

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) solicitou ações urgentes ao Governo Federal, com objetivo de sanar os problemas de falta de medicamentos. Em maio, foram registradas irregularidades de abastecimento, dificuldade de garantia de estoque e elevação dos preços praticados. Há impasse na compra de Dipirona Sódica, Neostigmina, Ocitocina e até soro fisiológico.

De acordo com ofício do Conselho, os serviços de saúde já reportam dificuldades em manter seu funcionamento. “Esses medicamentos faltantes são essenciais e o desabastecimento representa um sério risco a vida”, afirma o CONASEMS. As justificativas para as faltas são: impactos na logística de importação após pandemia de Covid-19, atual lockdown na China e guerra entre Rússia e Ucrânia.

Os conflitos entre russos e ucranianos atingiram diretamente a disponibilidade de produtos IFAs (Consumo Farmacêutico Ativo) e outros componentes para fabricação de medicamentos. “Se não houver uma regulação efetiva dos preços, corre-se risco de legitimar um patamar de preços inadequados ao mercado e insustentáveis ao SUS”, complementa o CONASEMS.

Piedade enfrenta problemas no abastecimento de medicamentos de alto custo que é realizado pelo Governo do Estado. O município também sente os reflexos da crise na distribuição dos remédios comuns, tais como:  Ácido Fólico, colírio timolol, xaropes, nimesulida em gotas, insulina, amoxilina liquida, Iboprofeno, Metamorfina, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde segue em busca de alternativas para sanar os problemas. “Estamos fazendo o que está em nosso alcance para melhorar o atendimento na saúde, mas dependemos da Federação e do Estado para regularizar a entrega destes medicamentos”, finaliza a Administração Municipal.