Previsão para hoje - Quinta, 18 de abril de 2024
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Prefeitura de Piedade realiza 1.000 castrações gratuitas de cães e gatos
Objetivo é zerar fila de espera de quem se cadastrou até junho de 2022

A Prefeitura de Piedade, por meio da Vigilância em Saúde, realiza a segunda etapa da Campanha Gratuita de Castração de Cães e Gatos. No período de setembro a novembro de 2022 serão executadas mais 1.000 cirurgias nos pets das famílias em vulnerabilidade social de Piedade. O objetivo é zerar a fila de espera da Vigilância Sanitária. “Vamos atender quem se cadastrou até o mês de junho”, destaca o setor.

Os contemplados nesta fase vão receber orientações pré-operatórias via contato telefônico. Local, dia e horário das cirurgias também serão confirmados por ligação. “Pedimos para que os tutores dos animais fiquem atentos ao telefone/celular informado no cadastro”, salienta a Vigilância Sanitária.

Informações Pré-Operatórias
O animal será submetido a um processo anestésico-cirúrgico (ausência total de dor e inconsciência). Todo procedimento deste tipo oferece risco a qualquer paciente, desde complicações simples até irreversíveis.
Para minimizar ou evitar os riscos, o tutor do pet deve seguir algumas orientações:
Deixar o animal em jejum alimentar por 8 horas e jejum hídrico (líquidos em geral) por 6 horas;
Não omitir nenhuma informação sobre a saúde de seu animal (se toma medicação regularmente, se já fez cirurgia, entre outras);
Realizar banho ou limpeza no animal um dia antes da cirurgia afim de se evitar contaminações cruzadas para um animal (ele deve estar livre de pulgas e carrapatos, com a vacinação e vermifugação em dia);
Chegar no local da realização do mutirão no horário correto, conforme agendamento;
O animal passará por uma pré-avaliação clínica para checagem de seu estado de saúde (idade, raça, condição cardíaca etc);
Os tutores devem levar seus cães em coleiras e guias totalmente seguras e os gatos em gaiolas de transportes específicas para o animal. Evitar transportá-los simultaneamente se forem de espécies ou origens distintas;
Antes do início da cirurgia, o pet vai receber uma anestesia e deve permanecer no colo de seu tutor por 10 minutos após aplicação da medicação;
O tutor deve aguardar no local até o reestabelecimento do seu animal.

Fonte: Assessoria de Comunicação com informações da Vigilância Sanitária