Previsão para hoje - Quinta, 25 de abril de 2024
05 SET 2013
1ª Câmara Temática de Sustentabilidade é realizada em Piedade

1ª Câmara Temática de Sustentabilidade é realizada em Piedade

Evento busca definir ações para a criação de normas e regras que regem o turismo no estado de SP

Na tarde de terça-feira, 3/9, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP), o município recebeu a 1ª Câmara Temática de Sustentabilidade, evento realizado pela Prefeitura, por meio dos Departamentos de Turismo e de Cultura, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-SP) e Conselho Estadual de Turismo.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, presidentes de Conselhos, além de membros do Poder Executivo e do Legislativo de municípios da região.

Com o tema central “Sustentabilidade no Turismo”, o evento faz parte de uma série de conferências, realizadas pelo Conselho Estadual de Turismo em ações para a criação de normas e regras que regem o segmento no Estado.

De acordo com a presidente da Abrajet-SP, Miriam Petrone, o principal objetivo do encontro é despertar e conscientizar para a necessidade de se criar leis e incentivos para que o comércio turístico, hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros estabelecimentos, se mobilizem para a preservação ambiental.

A reunião trouxe diversos jornalistas da região e da capital paulista que conheceram Piedade, visitaram propriedades para conhecer a produção da alcachofra e também acompanharam o evento.

Palestras

O consultor ambiental, Alessandro Azzoni, questionou os participantes sobre qual a necessidade da sustentabilidade no turismo. “O turismo sustentávelé realizado e planejado de forma que contribua para a valorização das populações locais e sua cultura, promovendo ações que estimulem a conservação do meio ambiente natural, proporcionando ao turista uma experiência única”, disse.

Bruno Omori, presidente da ABIH/SP, falou sobre o lançamento do “Projeto Selo Verde” que visa capacitar, habilitar e orientar o setor. “Precisamos desenvolver ações educativas, através de um processo participativo, habilitando o empreendedor, o colaborador, o usuário e a comunidade local para uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental, comercial e de vida na região”, afirmou.

A coordenadoria da Diretoria de Agricultura Municial também palestou, aplicando o conceito da sustentabilidade na agricultura: “Nossos produtores também precisam estar atentos a esta questão, que pode ser aplicada de diversas formas, tanto na parte técnica do plantio, quanto no reaproveitamento do produto final”.

Ao final da Câmara, Miriam Petrone agradeceu a presença de todos e elogiou Piedade. “Além do grande potencial turístico, gastronômico e rural piedadense, enxergamos aqui um município que tem tudo a ver com sustentabilidade por conta de seus ricos atrativos naturais”, disse.

Outras informações podem ser obtidas na Casa da Cultura, pelo telefone: (15) 3244-2670.