Previsão para hoje - Sexta, 19 de abril de 2024
09 JAN 2014
Projeto leva assistência em casa para grávidas

Projeto leva assistência em casa para grávidas

Um projeto da Diretoria de Saúde tem levado assistência a mulheres grávidas em diferentes bairros de Piedade aos fins de semana. O “Gestação Assistida” tem como objetivos a continuação da redução da mortalidade infantil, o estímulo do aleitamento materno, a orientação sobre processos da gravidez, trabalho de parto e necessidade de pré-natal, bem como esclarecimentos sobre os benefícios do parto normal.

O projeto é voltado, principalmente, para mulheres com gravidez de alto risco e adolescentes grávidas. Desde que começou a funcionar, no fim do ano passado, ao menos 12 já foram atendidas. Uma delas já teve o bebê, que nasceu saudável.

Aos sábados e domingos, dois profissionais percorrem um roteiro estabelecido por uma planilha, com dados sobre gestantes obtidos com setores de ginecologia e a obstetrícia do município. A equipe atende na casa da pessoa cadastrada, confere a pressão arterial, nível de glicemia, entre outros exames importantes. Além disso, verifica se ela tem feito o acompanhamento pré-natal e, o mais importante, realiza uma profunda orientação sobre a gravidez como um todo.

“O parto normal e a amamentação materna exclusiva até os seis meses são duas preocupações fundamentais”, diz Fernanda de Camargo e Lima Fernandes, técnica de enfermagem da Diretoria de Saúde. Como é possível conferir no quadro anexo, há uma série de benefícios do leite para própria mãe, para o bebê e até para a economia familiar. Sobre o parto natural, que é o mais indicado para a saúde da mulher, a equipe simula todo o procedimento com bonecos, com a participação da futura mãe.

Durante as visitas, os profissionais procuram desmistificar superstições que podem até causar doenças, ferimento e até a morte do recém nascido, como colocar moeda ou fumo no umbigo, para cicatrizar o corte do cordão umbilical.

Segundo os profissionais à frente do projeto, um detalhe importante é que as gestantes são visitadas em diferentes fases da gravidez, recebendo informações sobre as transformações ocorridas neste período. “O projeto é uma ferramenta que irá nos ajudar a diminuir a mortalidade infantil e estimular o aleitamento materno”, diz Marly Rodrigues Raymundo, Diretora de Saúde do Município.

Combate à mortalidade de recém nascidos

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, cinco mortes de recém nascidos foram registradas em 2013, 11 a menos que no ano anterior. Em 2012, o índice de mortes foi 22,3% em relação ao total de nascimentos. Este número caiu para 8,6% no ano passado. De dezembro de 2013 até os primeiros oito dias de janeiro, não houve óbito.