Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
31 MAR 2014
Município de Piedade celebra quatro convênios com o Governo do Estado

Município de Piedade celebra quatro convênios com o Governo do Estado

Semana de boas notícias para Piedade. Em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, foram assinados quatro convênios com o Governo do Estado de São Paulo, por meio das pastas de Agricultura, Recursos Hídricos e Saneamento Básico e Casa Civil.

Revitalização do Mercado Municipal

Na oportunidade, foi assinado convênio para a revitalização do Mercado Municipal “Orlando Gomes de Abreu”. Com emenda parlamentar de R$260 mil e mais contrapartida da Prefeitura de R$44.978,55. O próximo passo para o início das obras será o processo de licitação. A maior parte do recurso será destinada para cobertura e revestimento (piso).

Com a aprovação dos comerciantes do local, o projeto prevê a manutenção predial, reforma das estruturas físicas, além das melhorias no acesso para os clientes, bem como implantação de rampas de acessibilidade e banheiros adaptados.

O Mercado Municipal existe desde meados da década de 50, atualmente com área de mil metros quadrados. A prefeita destaca que o local abriga um grande número de pessoas que circulam na região central e utilizam o transporte coletivo com destino a vários bairros municipais. A reforma deverá trazer mais segurança e conforto a toda população, além da preservação desse importante patrimônio de Piedade.

Convênio garantirá mais 10 km do Programa Melhor Caminho

Outro convênio oficializado com o Governo do Estado foi para a realização do Programa Melhor Caminho que garantirá, pela segunda vez em dois anos, a melhoria de mais 10 km de estradas em Piedade. O valor do convênio será em torno de R$ 1,7 milhões. Em 2013, o município já havia sido beneficiado pelo mesmo Programa.

Para este ano, o “Melhor Caminho” vai atender a três trechos: o primeiro do Piraporão, entrando desde o asfalto até a Congregação Cristã (em torno de 3,2 km); o segundo ligando os Godinhos, passando por Furnas, até o asfalto que liga aos Oliveiras (cerca 4,6 km); e o terceiro que parte dos Oliveiras, ligando à creche dos Tenórios (2,5 km, aproximadamente).

O programa consiste em perenização, alargamento da estrada, contenção com bacias e curvas de nível para escoamento de águas fluviais. Após receber pedras, a estrada recebe compactação com o rolo.

Entre os benefícios, estão estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários; preservação dos recursos naturais – especialmente a água e o solo – reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d`água; redução do custo de conservação e prolongamento da vida útil da estrada e transferência de tecnologias de conservação de estradas rurais de terra.

Em 2013, o “Programa Melhor Caminho” atendeu aos bairros Sarapuí dos Luz, Correias, Buenos e Leites.

Piedade ganhará motoniveladora

A assinatura de mais um convênio abriu a semana de boas notícias. A prefeita oficializou repasse de R$ 500.000,00 junto ao Governo do Estado para a aquisição de uma motoniveladora para o município. Este foi um dos pedidos feitos ao Governador, durante sua visita em Piedade, em 2013.

Pelo documento a ser assinado, a Prefeitura terá de arcar, como contrapartida, com o valor adicional da motoniveladora, que deverá ter as seguintes características: turbo diesel, mínimo de 170 HP de potência, mínimo de seis marchas avante e três à ré, zero quilômetro, modelo 2014, entre outras.

Prefeitura assina renovação com Sabesp por 30 anos

A Prefeitura renovou contrato com a Sabesp para saneamento básico (abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, entre outros serviços) para os próximos 30 anos. A assinatura do contrato será no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. Os termos do documento foram definidos com base no Plano Municipal de Saneamento

O Plano de Investimentos da Sabesp, utilizado pela Prefeitura no processo de elaboração do Plano de Saneamento, foi construído com base nas demandas apresentadas nas diversas reuniões e audiências realizadas com o Poder Executivo, Poder Legislativo e população.

O documento detalha todos os investimentos de sistemas de água e esgoto a curto, médio e longo prazo, com destaque às obras nos bairros rurais (Miguel Russo, Sarapuí dos Antunes, Correias, Ruivos, Boa Vista, Tenórios, Caetezal).

Já no que se refere à rede de esgoto, os bairros Pintos, Vila Moraes, Campininha, Ciriaco, Nova Olinda, Botuca, receberão tratamento, enquanto haverá complementação da rede do Mendes e Moreiras.