Previsão para hoje - Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
09 OUT 2014
Ignácio de Loyola Brandão reúne estudantes e fãs de literatura na Biblioteca

Escritor visitou a cidade em parceria com o Programa Viagem Literária, do Governo do Estado

Esteve em Piedade, na Biblioteca Municipal "Benedito Ayres da Silva", no dia 08/10, o escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão. Nascido em Araraquara, em 1936, Ignácio está percorrendo municípios da região por meio do Programa Viagem Literária, realizado em parceria com o Governo do Estado.

Cerca de 90 pessoas, entre alunos do ensino médio de Escolas de Piedade, professores, fãs, jornalistas e entusiastas estiveram presentes no encontro que durou duas horas. O silêncio tomava conta da sala, todos pararam atentamente para ouvir, por alguns instantes as palavras do escritor. Era nítido: estavam diante de um sábio, uma autoridade no universo literário.

As coordenadoras de Ensino Fundamental e Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Carlos Augusto de Camargo, Sônia Aparecida Ijano Batista e Juliana abreu Nicolau, respectivamente, falaram sobre o encontro: “Muito válido para os alunos - e para nós - o conhecimento absorvido com este ícone da nossa literatura. Em 2004, no tradicional projeto do final do ano, o autor homenageado foi ele. Os alunos leram os livros ‘Manifesto Verde’ e ‘Não Verás País Nenhum’, foi muito positivo. Vamos tentar trazê-lo para um evento em nossa Instituição”, afirmam.

Sobre a leitura, o escritor deixou sua mensagem: "Não adianta você que é pai ou mãe, dizer ao seu filho para não usar o computador, o celular, o tablet... A tecnologia é uma conquista, uma ferramenta que não deve ser inutilizada. Apresentem a eles os livros, mostrem o quanto aquela história pode ser interessante. Deixem que eles apreciem o livro, vivam com ele, cheirem, escrevam. Se estragar, compra outro", finaliza.

Sobre o autor - A produção de Ignácio vai do romance ao conto, passando pelo relato autobiográfico, pela literatura infantil e de viagens e com alguma imersão no teatro. Loyola Brandão é cronista do Jornal Estado de São Paulo. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2008 por "O menino que vendia palavras" e o Prêmio Melhor Ficção por seu romance "Zero" em 1976. Entre suas obras mais conhecidas estão Zero; Não verás pais nenhum; Cadeiras proibidas; O beijo não vem da boca; Dentes ao sol; O verde violentou o muro; Manifesto verde. Seu livro mais recente é O mel de ocara, com histórias vividas e vivenciadas em suas viagens literárias pelo Brasil.

O endereço da Biblioteca é Rua São Jorge, 25, Centro. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (15) 3244-2670 ou no site www.viagemliteraria.org.bre www.ignaciodeloyolabrandao.com.