Previsão para hoje - Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
28 NOV 2014
Prefeitura se reúne com agricultores pela conservação de matas e nascentes

Piedade tem apresentado, no centro e em determinados bairros, uma série de encontros para apresentar dados referentes ao mapeamento de áreas prioritárias para conservação e preservação de florestas e nascentes em Piedade. Os resultados obtidos ao longo de um ano de trabalho servirão de base para que, no futuro, produtores rurais possam ser pagos por conservarem os recursos naturais em sua propriedade.

Os eventos tiveram início com o seminário “Definição de áreas prioritárias para a conservação e preservação florestal como subsídio ao pagamento por serviços ambientais no município de Piedade”, que reuniu diversos formadores de opinião. Entre técnicos, membros do conselho do Meio Ambiente e do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), também participaram vários professores da rede municipal e demais interessados.

“Não basta ter leis e decretos, apenas, se não houver conscientização. Se não cuidarmos das nascentes, não fizermos o uso adequado dos nossos recursos, não mudarmos os nossos hábitos, a situação se complicará para todo mundo”. A frase é de representante do governo municipal, que destacou a importância de o assunto ser levado ao maior número de pessoas no município.

A primeira apresentação foi coordenada pelo engenheiro ambiental Erick Frederico Aguiar, da empresa Flora Tecnologia, contratada por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para fazer o levantamento. Por meio de uma série de mapas e dados, o profissional apresentou o diagnóstico das regiões dos Rios Pirapora e Sarapuí. “Fazendo a recuperação das áreas sensíveis e prioritárias, provavelmente se consegue a verba para aplicar no município”, disse, referindo-se à possibilidade de que o agricultor seja pago, por meio de novo projeto, para conservar áreas nativas.

Após reuniões nos Correias, Piraporinha e outros, novas reuniões serão realizadas nos próximos dias conforme tabela abaixo.

A participação da população nas reuniões é fundamental e indispensável para discutir soluções e medidas que possam reverter ou amenizar a situação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3344-2205.

Data                        Horário Bairro                 Local

29 de novembro    10 horas Caetezal             EMEIEF “Profª Myriam Silva Bastos”

29 de novembro    14 horas Miguel Russo     EMEIF” Miguel Mincovschi”

30 de novembro    10 horas Bateia de Baixo EMEIEF “Profª Maria Aparecida Camargo Lima”