Previsão para hoje - Quinta, 02 de maio de 2024
Quinta, 02 de maio de 2024
28 JAN 2016
Prefeitura reúne voluntários para combater a dengue e mais de mil imóveis são vistoriados no primeiro dia da ação

Focos da dengue foram encontrados e eliminados nos bairros com maior incidência de criadouros

Segundo informações da Secretaria de Saúde, os resultados do primeiro sábado da campanha “Todos juntos contra o Aedes Aegypt” superaram as expectativas. No dia 23/01, cerca de 150 voluntários foram divididos em grupos de 25 a 30 pessoas, percorrendo trechos de oito bairros do município: Cotianos, Bom Pastor, Paulas e Mendes, Vila Amâncio, Moreiras, Jardim São Paulo e Vila Maria. Ao todo, quase 1.100 residências foram visitadas e vistoriadas. Mais de 50 criadouros do mosquito transmissor da dengue foram eliminados.

Representante da administração municipal falou sobre a importância da população estar permanentemente atenta para a questão de saúde pública e auxiliar na mobilização: “Estamos animados com os números alcançados. A meta, inicialmente, era visitar mil imóveis nos dois dias de ação e nós conseguimos superar esse número já no primeiro sábado. Isso mostra que uma ação conjunta faz a diferença. Se eliminarmos os possíveis criadouros, não haverá mosquitos e não havendo mosquitos estamos minimizando a possibilidade de o município ter casos autóctones da doença", destacou.

Voluntariado reforça combate

Com o principal objetivo de reduzir o índice de infestação e o número de casos de doenças de combate à arbovirose, na prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura mobilizou os servidores para que auxiliassem na campanha. "Nosso foco foi o de realizar uma ação de saúde pública e também de cidadania. A estratégia de mobilização é uma das mais eficientes, já que os focos dentro das casas correspondem a 90% dos problemas de proliferação da doença”, explica porta-voz da saúde municipal.

Ação continua no sábado (30)

A administração municipal vai continuar com a ação de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue e pede apoio da população, bem como instituições públicas ou privadas para que se engajem na causa. O próximo mutirão acontece neste sábado, 30/01, das 9h às 17h. Os voluntários irão percorrer alguns trechos dos bairros que faltaram no primeiro dia de ação (23/01) e seguir para o Bairro Ciriaco e proximidades.

Os voluntários devem comparecer ao Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva (Cariocão), às 8h – momento em que uma palestra de orientação dos procedimentos acontece junto aos agentes de saúde do município. Antes de sair para percorrer as ruas, todos recebem crachás de identificação, luvas, sacos de lixo, material informativo para distribuição e repelente. O transporte até os bairros fica garantido pela Prefeitura, chegando e saindo do Auditório, localizado à Rua Francisco Antonio Correia, 531, Parque da Torre.

“Mais uma vez pedimos o auxílio e o envolvimento dos moradores no sentido de que recebam os agentes e os voluntários que estarão devidamente identificados. Piedade registrou, até o momento, neste ano, apenas um caso de dengue confirmado, sendo este importado. Para que a situação seja mantida sob controle, é essencial a colaboração de todos. Essa é uma luta conjunta”, afirma porta-voz do Poder Executivo.

As ações de combate ao mosquito continuam no município, com mutirões de limpeza, Operação Cata Treco, palestras em escolas, empresas e repartições públicas. Denúncias devem ser feitas diretamente no Ambulatório Médico e Odontológico de Piedade por meio do telefone: (15) 3244-1228 ou endereço Via Antonio Leite de Oliveira, 100.