Previsão para hoje - Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
01 JUN 2016
Prefeitura acompanha assinatura de termo de compromisso para repasse à Aprupi

Mais um trecho do Programa Melhor Caminho será liberado

Representante do Poder Executivo esteve, no dia 31/05, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, em cerimônia para acompanhar a assinatura do termo de compromisso do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II - Acesso ao Mercado. “Este projeto oferece suporte para o desenvolvimento do agronegócio, especificamente a agricultura familiar, tão fundamental em nosso Município. Com o repasse à Aprupi, será possível a aquisição de equipamentos e materiais fundamentais para a execução do trabalho no campo”, afirma porta-voz da administração municipal.

O recurso no valor de R$623.000,00 será repassado à Aprupi – que arcará com contrapartida – e poderá ser utilizado para colocar em prática ações que melhorem a renda dos pequenos produtores piedadenses, visando a compra de equipamentos, maquinários e veículos. "É um ganho na qualidade de vida da população rural, porque atende diretamente a agricultura familiar”, afirma o presidente da associação, completando que, em outra fase do projeto, mais recursos já foram recebidos, possibilitando a aquisição de um caminhão, um trator e uma câmara fria para a associação.

O projeto Microbacias II - Acesso ao Mercado é executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), com financiamento parcial do Banco Mundial, no valor de US$ 130 milhões, sendo US$ 78 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e US$ 52 milhões do Estado de São Paulo.

Governo do Estado libera mais trechos do Programa Melhor Caminho

Ainda no Palácio dos Bandeirantes, foi anunciada a liberação de mais trechos de recuperação de estradas rurais aos municípios que assinaram o termo de compromisso, pelo Programa Melhor Caminho, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e realizado pela Codasp Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo.

“Faremos a solicitação e o protocolo o mais rápido possível para que este importante benefício chegue a Piedade mais uma vez, facilitando o escoamento dos nossos produtos agrícolas e oferecendo melhor acesso à população aos serviços básicos de saúde e educação”, aponta representante do Poder Executivo.

Desde 2013, 20 quilômetros de estradas rurais já foram recuperadas por meio do Programa: a estrada vicinal - PDD 225, que liga a Rodovia SP-79 até o bairro do Piraporão;  trecho da PDD - 344, que liga a Estrada dos Lavradores (Bairro dos Godinhos) até o asfalto no Bairro Furnas; trecho da estrada PDD-141 que liga o Bairro dos  Oliveiras ao Tenórios; e  outras localidades nos bairros Sarapuí dos Luz, Correias, Buenos e Leites

O programa Melhor Caminho consiste em perenização, alargamento da estrada, contenção com bacias e curvas de nível para escoamento de águas fluviais. Após receber pedras, a estrada recebe compactação com o rolo. Entre os benefícios, estão estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários; preservação dos recursos naturais – especialmente a água e o solo – reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d`água; redução do custo de conservação e prolongamento da vida útil da estrada, entre outros.