Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
10 SET 2013
Prefeitura consegue 100 vagas para cirurgia de catarata, pelo SUS, no Hospital Oftalmológico

A Prefeitura de Piedade conseguiu, junto ao Banco de Olhos de Sorocaba, 100 vagas para que piedadenses que têm catarata façam a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste sábado,14/9, os pacientes que precisam da cirurgia e que já estão cadastrados na central de dados da Diretoria de Saúde do município, serão avaliados e os que estiverem aptos a realizá-la terão o procedimento agendado já para os próximos dias.

A Prefeitura irá disponibilizar o transporte que sairá do Ambulatório Médico Odontológico Municipal de Piedade (Amomp), às 5h. O Amomp fica na Via Antônio Leite de Oliveira, nº 100, Paulas e Mendes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3244–1228, ramal 111.

A doença

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Pode ser congênita (casos raros) ou adquirida. Outras causas da lesão podem ser: diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.