Previsão para hoje - Segunda, 29 de abril de 2024
Segunda, 29 de abril de 2024
27 NOV 2015
Prefeitura anuncia melhorias em rodovias no “Prefeitura Vai ao Bairro” do bairro dos Ortizes

O anúncio de melhorias em dois importantes trechos de rodovias que atendem moradores de Piedade marcou a realização do Projeto "Prefeitura Vai ao Bairro", ocorrido no dia 25/11, no bairro dos Ortizes. As obras estão programadas para serem iniciadas já no início de 2016. A informação foi transmitida por representantes do Poder Executivo durante reunião realizada na Escola Estadual "Miguel Pires Godinho" e que teve a participação de aproximadamente 50 moradores de bairros como Ortizes, Garcias, Castanhos, Juruparazinho e São Benedito. Na ocasião também estiveram presentes secretários e diretores municipais da administração municipal para conversar com as pessoas e ouvir as demandas da comunidade.

Entre as melhorias anunciadas aos moradores estão as obras de recuperação da Rodovia que liga Ibiúna - passando por Piedade - a Pilar do Sul, e é um importante acesso à região do bairro dos Ortizes. As obras serão executadas com um custo estimado em R$ 40 milhões, e envolverão o recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos, rotatórias, além da implantação de faixas adicionais e melhorias na sinalização. O serviço já está autorizado pelo Governo do Estado, e os recursos estão garantidos e são provenientes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Momento difícil do país

No encontro com os moradores porta voz da administração municipal fez questão de agradecer e destacar a participação nessas reuniões. "É um espaço para o debate, mais um canal de comunicação entre a Prefeitura e os moradores. É uma oportunidade do governo municipal falar diretamente com as pessoas, ouvir seus anseios, destacando as prioridades para serem atendidas e trabalhar ainda mais para entregar um trabalho de qualidade para a comunidade", destacou.

Aos moradores também foi relatado a respeito do delicado momento político, econômico e social vivido pelo país. "É inevitável que tudo isso que vemos todos os dias na televisão e nos jornais não tenha consequências diretas sobre as cidades. Os municípios, e em Piedade não é diferente, estão enfrentando uma crise muito grande em razão de tudo isso que está acontecendo no Brasil. As dificuldades são enormes e estamos passando por um período de corte de gastos. Nossa equipe tem trabalhado muito para que consigamos entregar um serviço de qualidade para a população", relatou porta-voz.

Homenagem

Durante o encontro com a comunidade da região do bairro dos Ortizes, foi assinado simbolicamente os projetos de lei, que serão encaminhados à Câmara de Vereadores, dando o nome para duas estradas municipais. A PDD 020 deverá receber o nome de "Francisco Ortiz de Moraes" e a PDD 140, "Mariano Ortiz Castanho". Familiares dos homenageados acompanharam o ato. Isaac Castanho de Moraes, neto de Francisco Ortiz de Moraes, falou em nome da família e agradeceu a homenagem: “Estamos muito felizes e emocionados com a homenagem ao meu avô. Se ele estivesse vivo com certeza estaria emocionado”, disse senhor Isaac.

Iluminação e Saneamento

Na reunião com os moradores da região dos Ortizes, foi esclarecido que o serviço de manutenção do sistema de iluminação pública passou para o município, ou seja, da Prefeitura. Foi transmitido aos moradores que o pedido de troca de lâmpadas deve ser feito diretamente pelo telefone 156 e que, por contrato, a empresa responsável pelo serviço tem prazo de 48 horas para executá-lo.

No que diz respeito a expansão dos pontos de iluminação pública, até o final de 2015 a responsabilidade por esse trabalho continua sendo da Elektro. A Prefeitura irá assumir esse trabalho apenas a partir de 2016. Durante o encontro com a comunidade, foi determinado à Diretoria de Obras que resolva a questão da cobrança indevida da taxa de iluminação de alguns moradores que não contam com a melhoria.

Os moradores questionaram a administração municipal sobre os serviços de saneamento básico na região. Foi esclarecido que este é um serviço que está sob a responsabilidade da Sabesp e que há um cronograma de obras planejado até o ano de 2020.

Outros pedidos

Presentes ao encontro com a comunidade, representantes da Diretoria de Obras anotaram os pontos críticos das estradas rurais da região apontados pelos moradores para que sejam encaminhados caminhões com pedras visando melhoras as condições de circulação por esses locais.

Membro da Secretaria de Saúde ouviu o relato de uma moradora sobre uma suposta não autorização para a realização de exames em uma das unidades de saúde do município. A secretária esclareceu a situação, disse que os exames continuam sendo realizados normalmente no município e alertou as pessoas para que não deixem de buscar os resultados. Segundo informações oficiais: "cerca de 30% das pessoas acabam não indo buscar os resultados dos exames que realizam nas nossas unidades e isso é um prejuízo para os pacientes e também para o município", revelou a secretária.