Previsão para hoje - Quinta, 02 de maio de 2024
Quinta, 02 de maio de 2024
11 ABR 2016
Ações de prevenção reduzem 96% dos casos de dengue em Piedade

O combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, é contínuo em Piedade. Prova disso são os dados extremamente significativos de redução de pacientes que contraíram a doença, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde: houve uma queda de 96% dos casos, em comparação com o período de Janeiro a Março do ano passado.

Em 2015, a população com suspeita de dengue nesta época do ano já atingia a marca de 265 pessoas e 105 confirmadas. Já em 2016, até o momento, são 57 notificações e apenas quatro casos registrados de dengue, sendo estes todos contraídos em outros municípios, provenientes de pacientes que trabalham, estudam ou mantém atividades rotineiras em cidades vizinhas, contraindo a doença fora de Piedade.

Para a gestão municipal, a grande redução nos casos é reflexo das diversas ações promovidas pela Prefeitura. Representante do Poder Executivo ressalta que as atividades também tiveram participação fundamental da população: “A luta contra a dengue é constante e é responsabilidade de todos. Os dados positivos comprovam que os piedadenses entenderam a gravidade do problema, auxiliando de forma fundamental para manter a doença longe”, conta. “Nós intensificamos a Operação Cata-Treco, realizada mensalmente nos bairros com maior índice de focos de dengue, convocamos mutirões casa a casa em que tivemos o auxílio dos nossos servidores, de empresas privadas, instituições e de voluntários da população, trabalhamos o combate diário dos agentes de vetores e endemias, realizamos nebulizações em diversas localidades e ministramos palestras constantes nas escolas”, completa.

Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, os bairros da cidade com maior índice de focos de dengue na cidade são: Bom Pastor, Butuca, Paulas e Mendes, Cotianos, Moreiras, Vila Amâncio, Pintos e Vila Moraes – locais onde se concentram a maior parte das ações de prevenção. “Levamos também em consideração a estação do ano, a incidência de chuvas e o calor para planejar as atividades. Todo cuidado é pouco, considerando que uma simples tampinha de garrafa pet pode se transformar em um possível foco”, explica agente de saúde do Município.

A Secretaria de Saúde continuará com as ações para que o ano sem epidemia permaneça em Piedade: “buscamos manter os dados positivos e, para tanto, continuamos contando com o apoio da população para que ajudem a eliminar os focos de criadouro de dengue em suas comunidades. São ações simples como manter tampados barris, caixas, lixeiras e outros recipientes que possam acumular água, encher os vasos das plantas com areia até a borda, limpar as calhas com frequência, entre outras medidas que ajudam – e muito!”, explica responsável pela pasta.

Denúncias podem ser feitas diretamente na repartição administrativa do Ambulatório Médico e Odontológico de Piedade, no telefone: (15) 3244-1228 ou endereço Via Antonio Leite de Oliveira, 100, Paulas e Mendes.