Dados são do Ambulatório Municipal referentes ao mês de outubro
O Ambulatório Municipal registrou 1.742 faltas entre exames e consultas de especialidades médicas no mês de outubro. O número é alarmante e preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. “Muitos pacientes agendam e não comparecem. Existem diversos casos onde a pessoa remarcou a consulta ou exame e mesmo assim faltou. Também enfrentamos dificuldade na comunicação, pois muitos pacientes e familiares não respondem as nossas mensagens ou não atendem as nossas ligações”, alerta representante do setor.
Somente em outubro, foram 500 consultas com ortopedista agendadas e 133 faltas (26,6%). Dos 546 agendados para consulta com oftalmologista, 194 faltaram (35,5%). Das 216 consultas marcadas com urologista, 56 pacientes não compareceram (25,9%). Já o número de faltantes nas consultas com cardiologista representaram 23,3% de 240 agendados, ou seja, 56 ausências. Com relação ao atendimento com clínico geral, foram 608 faltas de 2.707 consultas marcadas (22,4%).
Houve ainda três faltas nas consultas com infectologista. Isso representa 33,3% de ausência nesta especialidade, além de 203 faltantes em exames. Também foram registradas ausências significativas nas consultas com ginecologista e obstetra (G.O) e pediatra.
De acordo com a Administração Municipal, as faltas geram uma série de consequências. “Isso aumenta o tempo de espera para quem já está na fila, prejudica o planejamento das equipes, cria demanda de retrabalho, atrasam diagnósticos precoces, entre outros problemas graves”, salienta a Prefeitura de Piedade.
A Prefeitura de Piedade orienta a população e pede para que evitem as faltas. “Precisamos prezar pela coletividade, afinal, sempre que uma pessoa falta sem aviso prévio ela ocasiona prejuízos a saúde pública municipal. Quem precisar remarcar consulta ou não puder comparecer deve avisar com antecedência pelo WhatsApp: (15) 99778-5831”, finaliza.