Prefeitura vai ao bairro: participação do cidadão dá resultado
A última edição do projeto Prefeitura Vai ao Bairro, realizada na última terça-feira (4/2), no Douradinho, serviu para levantar necessidades de dezenas de cidadãos que compareceram na escola na E.M.E.I.E.F. "Etelvino Joaquim Rodrigues”. Melhorias na estrada, saúde, transporte e segurança foram algumas das reivindicações apresentadas pelos moradores na ocasião.
O evento aconteceu a partir das 18h, com a presença de funcionários de diversos setores da prefeitura, bem como representantes de pelo menos 10 localidades, entre Douradinho e bairros do entorno (Luz, Limas, Sarapuí dos Antunes, Góes, Amola Faca, Tirva, Furtados, Telheiros e Serra).
Um dos pedidos veio do senhor José Francisco, o “Chicão” do Douradinho, que agradeceu a presença das autoridades, agradeceu pelas melhorias nas estradas do bairro, e também fez algumas solicitações. “Segurança é importante pra nós, pois a gente tem medo de que as drogas ganhem força nas escolas”, disse.
Já Valdir Nascimento de Góes, do bairro da Serra, destaca as melhorias nas vias públicas: “Está muito bom, passaram as máquinas nas estradas”. Segundo ele, é preciso um trabalho maior de retenção de água, para que não vá para os córregos, assoreando nossos rios. A prefeitura, além de registrar o pedido, também orientou a população presente para que ajude nesta tarefa de proteger as estradas da erosão e os rios do assoreamento. Isso é possível, se o produtor rural conseguir controlar a água que irriga as plantações, não deixando que ela escape pelas ruas, o que ajuda também no consumo responsável dos recursos hídricos no município. Vale lembrar que a região toda já tem sofrido com a falta de água.
Assim como as preocupações com as estradas, aumento dos programas de saúde, melhor acesso ao transporte de estudantes e outras pautas foram tratadas na ocasião. Para os representantes da prefeitura presentes, a participação da população é fundamental para nortear o trabalho da administração pública.
Resultados
Dos encontros realizados no ano passado, melhorias nas estradas representaram boa parte das reivindicações, que foram ou estão sendo atendidas conforme cronograma estabelecido pela Diretoria de Obras da Prefeitura. A partir da reunião realizada nos Leites, foi possível a implantação do “Programa Melhor Caminho” na estrada que liga o bairro aos Correias. Em 2013, o programa atendeu os bairros Sarapuí dos Luz, Correias, Buenos, Leites, totalizando cerca de 10 km de extensão.
Para este ano, o “Melhor Caminho” vai atender outras sugestões populares: a primeira do Piraporão, entrando desde o asfalto até a Congregação Cristã (em torno de 3,2 km); a segunda ligando os Godinhos, passando por Furnas, até o asfalto que liga aos Oliveiras (cerca 4,6 km); e a terceira que parte dos Oliveiras, ligando à creche dos Tenórios (2,5 km, aproximadamente). Os projetos estão em análise no Governo do Estado e, quando aprovados, já determinarão o início do processo de licitação.
O trabalho do “Melhor Caminho”, que é um programa do Governo do Estado de São Paulo, consiste em perenização, alargamento da estrada, contenção com bacias e curvas de nível para escoamento de águas fluviais. Após receber pedras, a estrada recebe compactação com o rolo.