Previsão para hoje - Terça, 30 de abril de 2024
Terça, 30 de abril de 2024
30 SET 2014
Participação da APAE marca cerimônia de entrega da primeira academia de musculação ao ar livre para pessoas com deficiência

No dia 30/09, às 9h, foi realizada a cerimônia de inauguração da primeira academia ao ar livre voltada especificamente para pessoas com deficiência, na Praça Raul Antão Pereira, Vila Olinda.

Além de representantes do Poder Executivo, a solenidade contou com a ilustre participação de alunos, professores e diretoria da APAE de Piedade, momento em que os alunos já aproveitaram com entusiasmo o novo espaço para a prática de atividades físicas.

A academia faz parte de um Programa “Equipamentos de Musculação Adaptados”, que tem como objetivo oferecer um maquinário adequado para que os deficientes possam realizar exercícios. O educador físico gestor do projeto em Piedade é o professor Claudio Dorival dos Santos.

Ao todo são 10 equipamentos de musculação adaptados: máquina de remada sentado, máquina tríceps, máquina bíceps, jogo de barras paralelas, máquina supino vertical, máquina abdominal, máquina twist, jogo de barras, máquina giro de punho e bicicleta de mão.

Esses equipamentos atendem, principalmente, às necessidades do cadeirante, já que contam com trava de segurança para prender a cadeira à plataforma durante os exercícios. Além disso, possuem estrutura adequada para evitar que o usuário tenha qualquer tipo de lesão.

O benefício foi viabilizado por meio de convênio entre o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.