Previsão para hoje - Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
28 AGO 2013
Projeto “Energia Comunitária - Por uma Comunidade Melhor”, em parceria com a Prefeitura já mobilizou mais de 200 casas do município

Próximo evento será realizado na região do Bom Pastor, na próxima quarta (28/8)

O Projeto “Energia Comunitária – Por Uma Comunidade Melhor” da Elektro, em parceria com a Prefeitura, foi lançado no Bairro Cotianos e já atendeu 230 famílias, com a regularização interna e a reforma de 74 padrões de energia que estavam em condições precárias. A estimativa é de que 400 casas sejam atendidas ao todo.

Nos bairros Ciriaco, Cotianos e João Garcia as instalações internas das residências estão sendo regularizadas, por meio do processo de “Eficiêcia Enérgetica”, que consiste nas substituições de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas que consomem quatro vezes menos energia e duram quatro vezes mais.

Além disso, a empresa está substituindo a fiação interna das casas, instalando tomadas e interruptores e quadro de distribuição interna e, em alguns casos, novos chuveiros e refrigeradores.

Representantes do Poder Executivo visitaram algumas casas para verificar o resultado, comprovando que o projeto traz uma proposta inovadora e eficiente.

Ivanilda Rosa, moradora do Cotianos, ficou feliz com as novas instalações. “Eles trocaram toda a fiação e instalaram um chuveiro novinho aqui em casa. O melhor mesmo será a economia no orçamento”, afirma Ivanilda. Outra moradora que recebeu a equipe em sua residência foi Cleusa Maria que diz aprovar a iniciativa. “Poder contar com estes projetos é muito bom. A maioria das pessoas que moram nesta rua estão contentes, pois muitos não podem arcar com uma despesa de trocar um poste padrão, por exemplo, e nem sabíamos a diferença na economia que faria em trocar as lâmpadas. Eles conversaram e explicaram tudo para nós”, conta a dona de casa.

O Projeto Energia Comunitária estimula a economia de energia em locais de baixa renda, além de realizar melhorias diretas nas comunidades em que atua. Ainda promove reformas em instalações elétricas, substituição de refrigeradores antigos ineficientes por eletrodomésticos novos, doação e substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, dentre outras ações. Os moradores dos bairros contemplados pelo Projeto que tenham o Número de Identificação Social (NIS) e estão com os endereços atualizados junto à Diretoria de Ação Social da Prefeitura Municipal receberão a visita dos responsáveis pelo cadastramento.

Bom Pastor e Butuca serão os próximosbairros mobilizados pela ação

No dia  28/8, quarta-feira, às 19h, o Projeto “Energia Comunitária – Por Uma Comunidade Melhor”,  será realizado no Bom Pastor, no Centro Municipal de Convivência de Educação Infantil (CEMCEI) Esperança Bom Pastor - Professora Célia Costa Becker”. O evento é aberto ao público e contará com diversas atrações à população, com alimentação e atividades recreativas. O endereço do local é: Rua dos Jacarandás, 100, Bom Pastor.