Previsão para hoje - Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
09 JUN 2014
Catadores e Catadoras da Cotmap participam da “Carrinhada” da Rede Solidária Cata-Vida pelas ruas centrais de Sorocaba

Catadores e catadoras da Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade (Cotmap) juntamente com as demais cooperativas atuantes em vinte municípios das regiões de Sorocaba e Itapeva que integram a Rede Solidária Cata-Vida saíram às ruas de Sorocaba, no dia 05/06, na tradicional “Carrinhada” em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A atividade organizada pelo Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), conjuntamente aos catadores, acontece há mais de uma década em Sorocaba e tem por objetivo chamar a atenção da população sorocabana para a importância da preservação e conservação do meio ambiente e da prática da coleta seletiva dos materiais recicláveis.
O catador da Cotmap, Divino Antonio de Assis, comentou sobre os benefícios da organização dos catadores em cooperativa. “O catador é um trabalho que a gente gosta muito, é gratificante, pra mim está sendo gratificante”. A catadora Ana Aparecida de Moraes reforçou a importância dos catadores lutarem para conquistar seus direitos nos municípios: “Eu me orgulho do que eu faço e não existe vitória sem luta, então vamos lutar que chegaremos lá”, disse.
Estiveram também presentes acompanhando os catadores da Cotmap, representantes da Coordenadoria de Meio Ambiente Municipal: “Achei a Carrinhada muito importante, porque além de conscientizar a população da importância dos catadores, mostra pra quem tá passando na rua, que eles estão ali, fortes, lutando por melhorias. E para o município com certeza, só de estar reduzindo a quantidade de resíduos que vão para o aterro e que é reciclado é muito importante tanto pra Prefeitura como para o meio ambiente, preservação das águas, tudo isso”, comentou a colaboradora.