Piedade esteve representada pelo mestre em biologia Márcio de Camargo Rosa no XII Avistar – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, realizado entre os dias 19, 20 e 21 de maio, no Instituto Butantan. Esta é a primeira vez que o município participa deste evento, considerado o maior da América Latina.
Márcio ministrou palestra no dia 20 de maio, onde desenvolveu o tema “Piedade: riqueza de aves na Mata Atlântica”. Na oportunidade, o biólogo mostrou um panorama geral sobre o número de espécies de aves registradas no município e quais os principais locais propícios à prática do birdwatching (observação de pássaros), como: Vila Elvio, Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto”, Avenida Marginal (devido às Cerejeiras) e Sítio Sakaguti em razão da grande produção de caqui e os fragmentos de mata no entorno do local.
De acordo com a Diretoria Municipal de Turismo, no encontro, representantes do turismo de Piedade estiveram em um stand com dois banners intitulados “Aves em Pomares de Caqui de Piedade” e “Piedade: avifauna na Mata Atlântica Paulista”. Também informou que a empresa Conteúdo Brasil contratou um grupo de piedadenses representando o Sítio Moriá, Toca da Onça e Café Caipira para fazer o café da manhã que foi oferecido aos participantes na abertura do evento.