A Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, atendeu uma denúncia anônima sobre caso de maus tratos a animais (cães) ocorridos no Bairro Cáfaro, na sexta-feira, dia 23 de junho. A primeira denúncia foi feita no dia 16 de maio. O relato era de que muitos cães estavam presos e abandonados em um sítio no referido local. Diversas denúncias sobre o mesmo caso foram registradas posteriormente na Vigilância.
Diante do fato e assessorados pelo departamento Jurídico da Prefeitura Municipal e da Polícia Civil, a equipe da Vigilância Sanitária resgatou os 12 cachorros que se encontravam em situação de total abandono. A operação foi delicada, pois os animais estavam famintos e demonstravam alto nível de estresse.
O sítio estava completamente sujo e os cães presos, sem água ou comida, em uma das partes da varanda da casa abandonada. Muitos ossos de boi e restos de produtos de açougue estavam espalhados pelo local. O desespero dos cachorros era evidente.
A equipe da Vigilância precisou acalmar os animais com uso de tranquilizantes para executar a operação e transportar os cães para o alojamento da Prefeitura, que se encontra provisoriamente no antigo prédio da Elektro. O resgate durou aproximadamente oito horas. Os cachorros receberam água, comida e atendimento veterinário após o resgate. Alguns animais encontram-se enfermos e estão recebendo cuidado diário.
A Vigilância Sanitária informa ainda que para realizar uma denúncia de maus tratos basta entrar em contato pelo telefone 3340-1400. Em casos como este não deixe de denunciar.