Cerca de 30 servidores públicos das secretarias de Serviços Públicos e Transporte e Educação, Cultura Esporte e Lazer participaram do treinamento para trabalho em altura. O curso contou com aulas teóricas e práticas e foi realizado na empresa Gold Engenharia de Segurança e Meio Ambiente, contratada pela Prefeitura para executar as atividades.
O treinamento visa estabelecer requisitos mínimos para a realização de trabalho em altura que compreende o uso correto dos equipamentos de proteção, a utilização adequada dos materiais de trabalho, bem como o planejamento e organização que antecede o início do trabalho em altura, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos com esta atividade. As exigências estão presentes na norma regulamentadora 35 (NR 35) do Ministério do Trabalho.
Alguns dos principais tópicos do curso foram: normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e condições impeditivas, riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura, pontos de ancoragem, instalação de linhas de vida, tipos de cintos de segurança, utilização correta de andaimes e escadas, medidas de prevenção, de controle, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva. Também foram passados os conhecimentos sobre equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, como: seleção, obrigação de utilização, inspeção, conservação e limitação de uso, acidentes típicos, entre outros.
Todos os servidores receberam certificados. O treinamento teve a supervisão e acompanhamento da Diretoria Administrativa, por meio do setor de segurança do trabalho.