Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
30 JUL 2019
Prefeitura alerta população sobre cuidados contra a Dengue mesmo no período de inverno

Dias mais frios devem ser usados para acabar com criadouros; Estado de São Paulo registra mais de 300.000 casos de dengue

“Mesmo no inverno é importante que a população continue tomando todos os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue”, alerta a Prefeitura por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde. “Neste período, o mosquito circula menos, mas os criadouros precisam ser eliminados para não dar origem a um novo ciclo”, destaca.

Mais de 300.000 casos de Dengue registrados no Estado de São Paulo e cerca de 630 em Sorocaba; em Piedade já há registro da doença

Somente este ano, o Estado de São Paulo registrou mais de 300.000 casos de dengue. Apenas em Sorocaba, são mais de 630 casos e em Campinas 5.500. Em Piedade, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, houve registro de dois casos autóctones (com origem no município) sendo um no Bairro Liberdade e outro no Bairro Barreiro, ambos no mês de julho. Tiveram também o registro de três casos importados de Sorocaba. As pessoas positivadas moram nos Bairros Paulas e Mendes, Vila Quintino e Ciriaco.

A Vigilância em Saúde informou que após obter os resultados da doença imediatamente foram realizados alguns procedimentos em uma área de 150 metros do local onde a pessoa positivada mora, como trabalhos de bloqueio e nebulização para eliminar possíveis criadouros.

Ações

Desde de janeiro deste ano a Prefeitura promove campanhas de combate à dengue em vários bairros de Piedade, como dezenas de mutirões em casas, ações de orientação para limpeza de terreno, Semana de Mobilização Contra o Aedes aegypti, divulgação em faixas espalhadas em vários pontos de Piedade além de publicação maciça sobre o assunto nas redes sociais.

Cuidados

É imprescindível que os moradores tomem os devidos cuidados para que as casas não se tornem foco do mosquito. O Aedes aegypti busca recipientes onde têm água parada, são lugares ideais para o depósito dos ovos. Os ambientes domiciliares mais comuns costumam ser pratos de vasos de plantas, caixas d’água descobertas, piscinas, garrafas, vasilhas para animais entre outros pontos em que hajam o acúmulo de água parada.

Sintomas

Os sintomas da doença geralmente consistem em febre alta, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo e mal-estar.  Essa doença pode levar a pessoa à morte.

Informações

A Vigilância Sanitária pede ao munícipe que limpe quintais e terrenos pelo menos uma vez por semana. Ao sentir os sintomas, procure o Pronto Atendimento instalado na Santa Casa, localizada na Rua Quintino Bocaiuva 154, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3340-1400.