Previsão para hoje - Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
10 OUT 2019
FESTAS / EVENTOS
Expap marca diversidade de produtos agrícolas, potencial turístico e atrações culturais de Piedade

A Exposição de Produtos Agrícolas de Piedade (Expap) 2019 Alcachofra e Morango tem mais uma edição de sucesso. A festa ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de outubro, na Praça de Eventos ao lado da Rodoviária. A Expap contou com grande público e visitas de turistas que puderam conhecer a exposição de produtos agrícolas cultivados no município, saborear pratos típicos a base de alcachofra e morango, além de prestigiar atrações artísticas e culturais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, 252 agricultores expuseram cerca de 85 variedades de produtos, incluindo flores e hortifrutigranjeiros. “Agradecemos os produtores que doaram suas mercadorias para a Festa”, destaca a Administração Municipal. O dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos foi destinado à Santa Casa de Misericórdia de Piedade e o valor arrecadado na Praça de Alimentação foi revertido às entidades assistenciais do município.

Concurso Gastronômico

O Concurso Gastronômico Expap 2019 Alcachofra e Morango explorou a criatividade dos participantes. Quem agradou o paladar dos jurados e ganhou na categoria Salgado foi Andreia Taddei, com o prato “Capeletone Piedadense e alcachofra com molho de morango”. Na categoria Doce, o vencedor foi o Jefferson Alcantara, com o prato “Tapioca hidratada no próprio suco de morango recheada com pedaços de morango, leite condensado e granola”.

Os primeiros colocados foram premiados pela Magazine Luiza com um liquidificador e os pratos poderão ser expostos e comercializados na Expap 2020. Os segundos colocados nas categorias Doce e Salgado foram presenteados pela Sicredi com um Kit Churrasco. Já o terceiro classificado em Salgado recebeu um Kit da empresa O Boticário e o terceiro na categoria Doce ganhou um Kit de Cervejas da Cervejaria Moriá. Os seis finalistas do concurso foram agraciados pela Sakeria Thikará com uma garrafa de saquê. A ação foi realizada pela Etec em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo.

Atrações

A programação cultural, organizada pela Diretoria de Cultura, abriu espaço para artistas locais e regionais que animaram os três dias de festa com muita música e espetáculos de dança. Também houve espaço com diversos brinquedos infláveis para as crianças e feira de artesanato.

A Expap foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Diretorias de Turismo e de Cultura.