O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional desta importante causa. Em Piedade, o atendimento relacionado a saúde mental da população é oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). Para marcar a data, os profissionais da saúde do Centro promoveram atividade em uma das Residências Terapêuticas (RT) do município.
Os profissionais buscam promover a reinserção social das pessoas atendidas no exercício dos direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. “Realizamos rodas de conversa com os moradores de uma RT. Dialogamos sobre percepções de como era a vida no hospital e como é a vida hoje, em casa com a família e com poder de escolha sobre suas vontades com desenvolvimento e potencialização das suas capacidades”, afirma representante do CAPS.
Após a conversa, os moradores produziram um desenho sobre como se sentem em relação à casa e sua família.
O CAPS II oferece ainda atendimento terapêutico para pessoas com transtornos mentais considerados graves como esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade, depressão crônica, transtorno de personalidade, transtornos mentais e comportamentais, devido ao abuso do álcool e múltiplas drogas lícitas ou ilícitas.
A unidade fica localizada a Rua Benjamin Constant, 35, e conta com equipe multidisciplinar, com médico, enfermagem, psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional. A Rede de atenção à saúde mental no município é formada pelo CAPS II, quatro residências terapêuticas e quatro leitos no hospital geral para situações de crises.
Durante a semana da luta antimanicomial, profissionais do CAPS II, comemoram essa data e refletem sobre as conquistas. “Também são apontados os desafios e cuidados em saúde mental nestes tempos de pandemia. No isolamento você aprende a valorizar a liberdade”, afirma representante do Centro.
Apesar das restrições impostas com a pandemia no novo coronavírus, os serviços em Saúde Mental e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) continuam seus trabalhos com o cumprimento das medidas de prevenção e regras de distanciamento social.