Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
13 OUT 2021
CULTURA
Piedade recebe projeto ´Acordes´ com oficina de pintura e apresentações musicais gratuitas

Ação é desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Case Multiação, Ruff e Pintura Solidária

O Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto” recebe, neste domingo (17), o projeto “Acordes”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Case Multiação, Ruff e Pintura Solidária. “Convidamos todos os pais e as crianças do município para uma tarde de muita diversão”, reforça a Prefeitura de Piedade. O projeto traz oficinas de pintura e apresentações musicais para a população. A entrada é gratuita.

As atividades acontecem das 13h às 16h e contam com patrocínio das empresas Case Multiação e Ruff, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da Pintura Solidária e da banda musical Conselheiro Mayrink, com apoio da Diretoria de Cultura da Prefeitura de Piedade.

Segundo a presidente da Pintura Solidária, Vera Lúcia Viudes Petrocchi, o projeto "Acordes" tem o objetivo a inclusão social e a ampliação do acesso à cultura. "Nossa proposta com o projeto é sensibilizar as pessoas para a arte de uma maneira bem diferente. Enquanto apreciam a música erudita, podem participar de uma divertida oficina de pintura e levar para casa a tela pintada", comenta.

A proposta do projeto é a realização de oficinas de pintura, gratuitamente, em praças públicas do interior do Estado de São Paulo, integrando apresentações de música. A primeira apresentação teve início em Sorocaba, no dia 12 de setembro. No dia 26, a cidade de Ibiúna recebeu a ação. São Roque recebeu o projeto no dia 03 e Votorantim no dia 09 de outubro.

De acordo com Vera Petrocchi é uma alegria muito grande realizar o evento em Piedade unindo a tudo isso o contato com a natureza. "Esperamos todos para um domingo especial", finaliza. O Parque Ecológico está localizado na Rua Francisco Pinto de Camargo, 350, Nova Olinda, próximo à Capela do Jacueiro.

Todas as medidas de prevenção a Covid-19 serão tomadas, com o uso de álcool em gel, kits individuais para pintura e distanciamento entre as pessoas durante a atividade.

Confira a programação

Das 13h às 16h: o público participará das oficinas acompanhado por educadores da Associação Cultural Pintura Solidária.

Das 14h30 às 15h30: a banda musical Conselheiro Mayrink apresentará arranjos de compositores da música erudita e composições originais para bandas sinfônicas.

No repertório, o público apreciará música popular brasileira de grandes nomes como Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, além de rock e clássicos internacionais e uma seleção de músicas do grupo ABBA. Ao todo 38 músicos participaram da apresentação, sob a regência do maestro Alexandre Piccirillo. A banda foi oito vezes campeã do Estado de São Paulo e seis vezes campeã brasileira na categoria de concerto.

Sobre a Pintura Solidária

Criada em 2003, a ONG Associação Cultural Pintura Solidária 'Vamos Colorir a Vida', é uma organização não governamental que tem como objetivo promover ações culturais e artísticas, direcionadas às pessoas em situação de exclusão cultural e social. Os atendidos aprendem técnicas de pintura, por meio de uma metodologia que contribui para desenvolver e expressar a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades.

Todo o material é fornecido de forma gratuita para as instituições (pincéis, tintas atóxicas, painéis, placas de Eucatex e demais materiais). Além disso, todos os produtos artísticos das oficinas ficam com os assistidos. Outras informações no site: www.pinturasolidaria.org.br ou no telefone (15) 3233-6518.